Durante as festas de natal e de fim de ano há sempre muita comida à mesa e provavelmente alguns quilinhos a mais depois.

Para evitar esta situação, confira as nossas 10 dicas para comer e não engordar no natal:

1. Coloque os doces que mais gosta num só prato

Coloque todos os doces e sobremesas de natal, que mais gosta, num só prato de sobremesa.

Se não couberem, corte-os pela metade, mas não vale colocar uns em cima dos outros! Pode comer todos os que couberem nestes centímetros.

2. Faça exercício físico antes e depois do natal

Faça exercício físico mais intenso nos dias antes e depois do natal para compensar, gastando as calorias que ingerir a mais.

3. Tenha sempre chá verde por perto

Prepare uma garrafa térmica de chá verde e vá bebendo este chá durante o dia, assim o corpo fica mais hidratado e sente menos fome.

4. Não fique sentado à mesa

Não fique sentado à mesa de natal durante todo o dia, dirija a atenção para os convidados e presentes, por exemplo. Ficar sentado ajuda a acumular as calorias e facilita o aumento de peso.

5. Coma fruta antes da ceia de natal

É isso mesmo! Antes de iniciar a ceia de natal coma uma fruta, de preferência uma pêra ou banana, para diminuir a fome e assim comer menos à refeição.

6. Prefira sobremesas saudáveis

Verdade, falamos que podia comer as sobremesas que coubessem no prato. Mas, também é preferível dar atenção as mais saudáveis, como aquelas preparadas com fruta ou gelatina, por exemplo.

7. Utilize menos açúcar nas receitas de natal

Esta é fácil e o sabor é quase o mesmo. Use somente a metade da quantidade de açúcar nas receitas e poupe algumas calorias.

8. Evite os alimentos mais gordurosos

Não coma manteiga ou margarina, nem alimentos fritos. Assim pode comer outros pratos sem acumular calorias em excesso.

9. Anote tudo o que come

Assim que comer, anote o que comeu! Assim terá uma noção maior da quantidade de calorias que ingeriu durante o dia.

10. Não salte refeições

Embora seja a nossa última dica, esta é de ouro! Nunca deixe de fazer uma refeição por causa da festa que se seguirá no final do dia. Se ficar muito tempo sem comer, é natural que a sensação de fome aumente e que o controle sobre a comida diminua.


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