Como plantar salsa passo a passo…

A salsa é uma erva muito usada na culinária e nada melhor do que usar salsa fresca.

A melhor maneira de ter sempre salsa fresca em casa e planta-la. Neste artigo vamos ensinar a plantar e a cuidar da salsa.

Como plantar salsa passo a passo

Separe os materiais

  • Sementes ou mudas de salsa;
  • Areia;
  • Terra;
  • Húmus de minhoca;
  • Argila expandida ou pedra brita;
  • Bandeja para ovos feita de papelão ou vaso.

Prepare a terra

Essa preparação da terra é para fazer a sementeira, mas também serve para colocar direto no vaso, caso queira plantar mudas de salsa.

Para a sementeira, misture partes iguais de terra, húmus e areia e depois coloque sobre a caixa de ovos vazia, sem apertar.

Para plantar a muda, coloque no vaso uma proporção de 60% de terra, 40% de húmus e 10% de areia que vai ajudar a manter a terra drenada. No fundo do vaso coloque um pouco de pedras britas ou argila expandida para melhorar ainda mais a drenagem.

Faça o plantio

Com a terra preparada no local onde será feito o plantio, abra uma pequena cova central com o dedo. Para as sementes, faça uma cova pequena, de uns 2 centímetros de profundidade e diâmetro e coloque 2 ou 3 sementes dentro da cova. Para uma muda, pode ser um pouco mais fundo. Tampe a semente ou a raiz da muda sem apertar.

Regue

Assim que fizer o plantio, faça a primeira rega, usando um regador para a água ficar bem espalhada. Mantenha as sementes em local aquecido e sempre regadas para que germinem. Quando estiverem com as primeiras folhinhas, transplante-as para um vaso ou canteiro.

Dicas para cuidar

  • Um dos principais cuidados que deve ter com a manutenção da salsa é para que ela não morra com o excesso de água. As regas devem ser feitas depois que perceber que a terra está seca ou quase seca. Se estiver húmida, não precisa regar. Prefira fazer as regas em período de sol ameno, no começo da manhã ou final da tarde;
  • Mantenha a terra sempre limpa das ervas daninhas que não sejam de salsa, pois elas consomem os nutrientes da planta, impedindo o seu crescimento;
  • Mantenha o vaso em local bastante iluminado, mas de preferência evitando a exposição solar nos horários mais quentes do dia;
  • O clima ideal para a salsa é ameno, não muito frio nem muito quente;
  • Depois do plantio, pode levar de 65 a 90 dias para fazer a colheita, quando a planta deverá estar com 12 a 16 centímetros de altura. Faça a colheita retirando as folhas inteiras, desde o talo, e evite remover mais de um terço das folhas de uma só vez.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

559,521FãsGosto
9,671SeguidoresSeguir
113,888SeguidoresSeguir
79SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Promoções Gearbest

banner-gearbest