Como ser um turista sustentável

Ser um viajante que contribui com os locais que visita é ser consciente. Saiba como ser um turista sustentável, respeitando o meio natural e se divertindo ao mesmo tempo!

Turismo sustentável é um termo que tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. O impacto que o turista deixa onde está visitando é algo totalmente considerável, principalmente se for um impacto positivo.

Deve-se ter consciência para que haja preservação do ambiente local, contribuindo para o desenvolvimento do lugar sem que haja prejuízo do mesmo.

Mas, como ser um turista sustentável? Confira aqui!

https://pixabay.com/pt/photos/natureza-terra-sustentabilidade-3289812/

Dicas para fazer um turismo consciente e ser um turista sustentável

No turismo sustentável não inclui, como prática do visitante, apenas preservar o meio ambiente. Valorizar a cultura local também faz parte de ser um turista sustentável.

Veja aqui como aproveitar melhor o que cada destino oferece, valorizando a cultura local e contribuindo com a preservação do meio natural!

  1. Conscientize-se

Os 3 Rs da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar) são termos que muitos escutam desde os tempos da infância. Porém deve-se dar total atenção a eles ao viajar pelo mundo.

Ser consciente é saber que os recursos que o planeta disponibiliza não são infinitos. Portanto, pequenas atitudes podem fazer muita diferença, como desligar a luz ao sair do hotel, fechar a torneira ao escovar os dentes, não danificar as árvores e outras espécies da natureza, recolher o lixo, etc. Tenha em mente que, ao preservar determinado lugar, você estará permitindo que outras gerações também usufruam dele.

  1. Planeamento e escolha do local de destino

Para que a sua viagem seja sustentável é preciso começar na escolha do roteiro, desde a forma de locomoção até os passeios. Uma das melhoras datas para agendar a viagem é as que fazem parte da baixa temporada. Isso porque o número de pessoas no mesmo local é bem menor se comparado com outras datas, não excedendo o limite do destino.

Observe se o lugar em que você vai colabora de alguma forma para a preservação do meio ambiente, seja por meio de ações ambientais ou campanhas. Verifique previamente se os passeios oferecidos oferecem meios de transportes ou acomodações de alguma forma ecológica. Existem muitos tipos de hospedagens ecológicas. Fique atento!

  1. Apoie a economia local

Ser um turista sustentável não significa somente se importar com os recursos naturais, mas vai muito além disso. Um ponto importante a citar é apoiar a economia local ao viajar. Isso inclui transportes, restaurantes, mercados tradicionais da cidade, vendedores e artesãos locais.

Além disso, ao se alimentar, opte por incluir alimentos próprios do destino. Por exemplo, no Brasil existem muitos locais que desenvolvem a pesca sustentável. Assim, além de contribuir com a economia da comunidade, você também contribui com o meio ambiente e motiva a prática.

Tudo o que foi citado acima faz parte da prática de um turista sustentável. Existem alguns exemplos de lugares no Brasil que tem essa prática muito forte no seu turismo local, como o Jalapão, Amazônia, entre outros locais.

  1. Mala sustentável

Outra a dica a ser levada em consideração é na hora de você preparar a sua bagagem para viajar. Pode parecer que não, mas saber escolher o tipo de roupa para cada situação, de acordo com o seu destino, faz toda a diferença para quem quer se tornar um turista sustentável.

Isso pode evitar esforços e gastos desnecessários, seja se for preciso lavar ou até mesmo no momento do transporte. Se informe sobre o local que irá visitar e prepare sua mala de acordo com o tipo de vestimenta que os passeios a serem feitos irão exigir.

https://pixabay.com/pt/photos/m%C3%A3os-terra-pr%C3%B3xima-gera%C3%A7%C3%A3o-4087018/

  1. Respeite as pessoas e a cultural local

Além das paisagens e belezas que o seu lugar de escolha irá oferecer, você também pode conhecer um pouco sobre a população que lá reside. Aprenda e desfrute da cultura e das diferenças que o local tem a oferecer.

Tenha respeito com as pessoas que estão ali para poder lhe servir e tornar a sua viagem especial. Aproveite o ambiente e tenha experiências inesquecíveis para poder compartilhar com outros.

Então, pronto para ser um turista sustentável e contribui com o meio ambiente e a comunidade local? Não deixe de recolher o seu lixo em cada passeio, especialmente em meio à natureza!

Por: Guilherme da Luz


Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

567,645FãsGosto
11,030SeguidoresSeguir
241,900SeguidoresSeguir
105SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Promoções