Sabe como deve cozinhar as verduras e os legumes da forma correta para não perder boa parte dos seus nutrientes?

A perda de nutrientes, durante o cozedura de alimentos, é inevitável.

Mas existem técnicas que minimizam essa perda.

Dicas para cozinhar verduras e legumes:

1. A regra número 1, quando cozinhar verduras e legumes, é: cubra-os com a quantidade mínima de água.

2. Não deite fora a água da cozedura, pois ela contém uma quantidade boa de nutrientes. Utilize-a para fazer sopas ou molhos.

3. Ferva a água antes de colocar os legumes nela. Quanto menos tempo eles ficarem na água, menos nutrientes se perdem.

4. Durante o cozedura, tampe a panela, evitando que as vitaminas “saiam” pelo vapor.

Outra forma muito boa de cozinhar e minimizar a perda das vitaminas é a “cozedura passiva”.

Ela requer mais tempo, porém, como se trata de um método “passivo”, permite-lhe fazer outras coisas em simultâneo, sem ter de se preocupar com o risco de os alimentos queimarem ou pegarem no fundo da panela.

A cozedura passiva pode ser usada na preparação de legumes, verduras, massas e cereais.

Como fazer:

  • 1. Coloque a água para ferver.
  • 2. Desligue o fogo.
  • 3. Introduza o alimento
  • 4. Tampe a panela.
  • 5. Aguarde o tempo necessário para que o alimento fique cozido.

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