O Shou Sugi Ban é uma técnica japonesa para revestir a madeira e faz com que dure até cem anos. Esta técnica é um revestimento artístico e original. A superfície da madeira é queimada, raspada e tratada com um óleo natural.

O melhor desta técnica é que não usa nenhum produto químico.

Outras Dicas:

3 COMENTÁRIOS

    • É óleo, sem dúvida. Não tenho a certeza sobre que tipo de óleo é utilizado mas desconfio que seja óleo de cedro uma vez que este óleo além de ser um repelente de insectos é também um fungicida, propriedades que decerto contribuem para a preservação da madeira. E, sendo esta técnica japonesa, há ainda o pormenor de o Japão ser um dos maiores produtores de óleo de cedro.

      Mas aquele pequeno grande pormenor que faz toda a diferença, é a utilização do maçarico que ao aquecer o óleo e a madeira durante a sua aplicação contribui para que o óleo seja melhor absorvido pela madeira resultando numa maior quantidade de óleo a infiltrar-se para camadas mais profundas da madeira o que fará com que os seus benefícios durem bastante mais tempo.

      No entanto, a técnica do aquecimento do óleo com um maçarico parece-me que deve ser feita apenas por pessoas já com muita experiência na utilização deste tipo de ferramenta pois um qualquer descuido poderá resultar num acidente, já para não falar da real possibilidade de fazer incendiar o óleo.

      Quem goste de trabalhos manuais (bricolage) talvez possa aquecer apenas um pouco de óleo bem no fundo de uma panela e depois, muito cuidadosamente, aplicar com um pincel… mas, para aqueles com pouca ou nenhuma experiência neste tipo de trabalhos, talvez o melhor a fazer seja utilizar um secador de cabelo em vez de um maçarico e aqui o procedimento já será idêntico ao do vídeo mas muito mais seguro.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.