Faz o teu próprio VapoRub em casa. É muito fácil


O “VapoRub” é muito conhecido pela sua acção de descongestionante e aliviar sintomas de gripe. Gostarias de aprender a fazer o teu próprio VapoRub em casa? É muito simples, neste artigo apresentamos 3 receitas diferentes para fazeres o teu VapoRub caseiro de acordo com as tuas necessidades.

Características do Vaporub:

Os principais ingredientes do VapoRub são, o mentol, a cânfora e o óleo de eucalipto. As suas acções descongestionantes actuam melhorando os receptores do frio do nariz, o que provoca uma grande sensação refrescante nas vias respiratórias e aumenta a passagem de ar.

O VapoRub vendido nas farmácias não é indicado para pessoas com doenças pulmonares crônicas, enfisemas, asma, tosse convulsa, bronquite, mulheres grávidas e crianças menores de seis anos.

 

Usos para o VapoRub:

O principal uso do VapoRub é aliviar a gripe, congestão nasal e resfriado.

Os pés
Depois de um dia cansativo , passar uma boa camada de pomada nos pés e colocar as pernas para cima, faz “milagres”.

Dores de cabeça
Este medicamento à base de mentol e eucalipto é muito bom para as enxaquecas. É bem simples,aplica um pouco nos lados da cabeça ou na parte da frente, fazendo uma massagem circular. Em poucos minutos vais perceber que aliviará a tensão e também a dor.

Eliminar erupções, espinhas e acnes na pele
Mesmo que este uso não esteja “cientificamente comprovado”, muitas pessoas que usam o remédio têm seus rostos mais bonitos. Basta colocar uma quantidade pequena nas áreas afectadas antes de dormir e deixar que actue durante toda a noite.

Aliviar dores musculares
Depois de praticar desporto, os músculos podem doer no dia seguinte, uma maneira de aliviar essas dores, consiste em massajar os músculos com VapoRub.

Reduzir a irritação da pele
Basta aplicar o creme na pele para tratar a rosácea ou as manchas vermelhas. Aplica como se fosse uma máscara à noite e pela manhã antes de sair de casa, mas protege o rosto do sol e do vento.

Queimaduras

 

Receitas do VapoRub caseiro:

Receita n° 1 
Os ingredientes necessários são:

  • 100 ml de óleo de coco (também pode ser óleo de amêndoas ou azeite de oliva)
  • 20 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 20 gotas de óleo essencial de menta
  • 200 gramas de manteiga de cacau.

Procedimento:

Coloca a manteiga em banho Maria a fogo lento. Quando estiver líquida, retira do fogo e acrescente o óleo de coco, sempre mexendo para que se integrem bem. Por último, despeja, um por um, os outros óleos, sempre mexendo. Quando a mistura estiver homogénea, coloca em um frasco de vidro opaco com tampa hermética.

Guarda a preparação em um lugar escuro e espere que solidifique. Podes mantê-la por um ano. Usa sempre que quiseres e usufrui dos benefícios.

Receita N° 2 de VapoRub caseiro
Neste caso, essa receita levará mais ingredientes, contudo todos são bem simples de conseguir.

Ingredientes:

  • 120 ml de azeite de oliva
  • 240 ml de óleo de coco
  • 170 ml de cera de abelha (ralada)
  • 35 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 30 gotas de óleo essencial de menta
  • 15 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 10 gotas de óleo essencial de cânfora.

Procedimento:

Em uma panela, coloca um pouco de água e dentro coloca um recipiente menor com todos os ingredientes. Aqueça-o em banho Maria e mexa até que a mistura fique homogénea e a cera derreta. Coloca em um recipiente de vidro e deixa arrefecer em temperatura ambiente até que solidifique. Não recomendamos utilizar esta preparação em crianças menores de dois anos.

Receita N° 3 de VapoRub caseiro

Neste caso temos uma receita que pode ser usada nos bebés, diferente das duas anteriores. Os remédios caseiros são uma boa opção para aliviar os sintomas de resfriados nas crianças pequenas, porque não possuem químicos nem substâncias tóxicas que podem prejudicá-las.

Ingredientes:

  • ¼ copo (60 ml) de óleo de coco
  • 12 gotas de óleo essencial de eucalipto.

Aquece o óleo de coco e acrescenta o de eucalipto. Mistura bem e deixa arrefecer. Caso tenhas o óleo de eucalipto, podes optar pelo de lavanda ou maçã (para bebés menores de dois meses), ou pelo óleo da árvore usada para fazer o chá (para bebés maiores de seis meses).

Fonte: www.melhorcomsaude.com

Faz gosto na nossa página de facebook:


Artigos Relacionados: