Limonada com açafrão – Receita maravilhosa para combater o stresse e a ansiedade!

Entre as especiarias mais usadas na cozinha nos últimos anos, o açafrão é uma especiaria com uma cor laranja característica, nativa da Ásia e amplamente difundida na Índia e na Indonésia. Ela tem sido usada desde os tempos antigos como um ingrediente alimentar e como remédio natural, não surpreendentemente, é um dos elementos fundamentais na medicina chinesa e ayurvédica.

Poucas outras substâncias naturais têm tantas aplicações no campo terapêutico, com efeitos positivos tanto no corpo quanto na mente. Aqui estão as suas principais propriedades.

OBS: os conselhos que lhe damos NUNCA podem substituir a opinião de um médico ou os tratamentos farmacológicos que um médico pode receitar para uma patologia específica.

É um poderoso anti-inflamatório.

A capacidade de aliviar e reduzir os processos inflamatórios do corpo é talvez a mais forte qualidade do açafrão. É muito útil no tratamento da osteoartrite, artrose, reduz a dor e o inchaço associados à artrite reumatóide melhor do que os medicamentos não esteroidais. Inúmeras pesquisas focadas nesse tempero descobriram e continuam a destacar os efeitos positivos contra o diabetes, hemorróidas, doenças do trato digestivo, infecções do trato urinário, câncer, doenças respiratórias, sintomas da gripe e muito mais.

Combate depressão e stresse.

O açafrão é capaz de atuar em neurotransmissores como a serotonina, aliviando a ansiedade e melhorando significativamente o humor. Algumas desordens psicológicas são também um efeito colateral da inflamação do sistema nervoso e o açafrão é um poderoso antídoto contra essa condição, é evidente que pode reduzir os sintomas. De fato, processos inflamatórios também podem afetar o cérebro, alterando sua química e ativando a resposta imune automática, que se torna crónica, isto é, a longo prazo.

Esta é uma característica comum das doenças neuro-degenerativas (doença de Parkinson, doença de Alzheimer, ELA, etc.). A inflamação afeta hormonas e neurotransmissores causando problemas de memória, insónia, tristeza ou agitação. Entre outros benefícios, pode haver um aumento das ondas cerebrais alfa, beta-1, beta-2 e teta, capazes de influenciar as faculdades cognitivas e os ritmos do sono/vigília, favorecendo maior concentração e eliminando riscos esporádicos de insónia.

Aqui estão os ingredientes para uma deliciosa e saudável limonada de açafrão, para fazer em casa em apenas alguns passos:

  • ½ chávena (xícara) de sumo de limão fresco
  • ½ chávena (xícara) de sumo de laranja
  • 5 chávenas (xícaras) de água
  • 4 colheres de sopa de raiz de açafrão moída na hora
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado

Preparação

  • Leve a água para ferver, despeje a raiz de açafrão moída e rale o gengibre num recipiente de alimentos adequado para suportar o choque térmico.
  • Despeje a água quente e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
  • Adicione o mel e mexa até que esteja completamente derretido.
  • Passar a mistura para outro recipiente, filtrando-a com uma peneira.
  • Adicione o sumo de limão e de laranja e deixe arrefecer por alguns minutos antes de beber.

Uma bebida encorpada, benéfica e adequada para todas as estações, quentes e frias, pronta a ser saboreada depois de alguns simples passos.


Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

559,311FãsGosto
9,310SeguidoresSeguir
103,620SeguidoresSeguir
71SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Álcool com alho um insecticida caseiro muito eficaz!

Neste artigo ensinamos a preparar um insecticida extremamente poderoso, mas 100% biológico. Com a chegada do...