Limonada com açafrão – Receita maravilhosa para combater o stresse e a ansiedade!

Entre as especiarias mais usadas na cozinha nos últimos anos, o açafrão é uma especiaria com uma cor laranja característica, nativa da Ásia e amplamente difundida na Índia e na Indonésia. Ela tem sido usada desde os tempos antigos como um ingrediente alimentar e como remédio natural, não surpreendentemente, é um dos elementos fundamentais na medicina chinesa e ayurvédica.

Poucas outras substâncias naturais têm tantas aplicações no campo terapêutico, com efeitos positivos tanto no corpo quanto na mente. Aqui estão as suas principais propriedades.

OBS: os conselhos que lhe damos NUNCA podem substituir a opinião de um médico ou os tratamentos farmacológicos que um médico pode receitar para uma patologia específica.

É um poderoso anti-inflamatório.

A capacidade de aliviar e reduzir os processos inflamatórios do corpo é talvez a mais forte qualidade do açafrão. É muito útil no tratamento da osteoartrite, artrose, reduz a dor e o inchaço associados à artrite reumatóide melhor do que os medicamentos não esteroidais. Inúmeras pesquisas focadas nesse tempero descobriram e continuam a destacar os efeitos positivos contra o diabetes, hemorróidas, doenças do trato digestivo, infecções do trato urinário, câncer, doenças respiratórias, sintomas da gripe e muito mais.

Combate depressão e stresse.

O açafrão é capaz de atuar em neurotransmissores como a serotonina, aliviando a ansiedade e melhorando significativamente o humor. Algumas desordens psicológicas são também um efeito colateral da inflamação do sistema nervoso e o açafrão é um poderoso antídoto contra essa condição, é evidente que pode reduzir os sintomas. De fato, processos inflamatórios também podem afetar o cérebro, alterando sua química e ativando a resposta imune automática, que se torna crónica, isto é, a longo prazo.

Esta é uma característica comum das doenças neuro-degenerativas (doença de Parkinson, doença de Alzheimer, ELA, etc.). A inflamação afeta hormonas e neurotransmissores causando problemas de memória, insónia, tristeza ou agitação. Entre outros benefícios, pode haver um aumento das ondas cerebrais alfa, beta-1, beta-2 e teta, capazes de influenciar as faculdades cognitivas e os ritmos do sono/vigília, favorecendo maior concentração e eliminando riscos esporádicos de insónia.

Aqui estão os ingredientes para uma deliciosa e saudável limonada de açafrão, para fazer em casa em apenas alguns passos:

  • ½ chávena (xícara) de sumo de limão fresco
  • ½ chávena (xícara) de sumo de laranja
  • 5 chávenas (xícaras) de água
  • 4 colheres de sopa de raiz de açafrão moída na hora
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado

Preparação

  • Leve a água para ferver, despeje a raiz de açafrão moída e rale o gengibre num recipiente de alimentos adequado para suportar o choque térmico.
  • Despeje a água quente e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
  • Adicione o mel e mexa até que esteja completamente derretido.
  • Passar a mistura para outro recipiente, filtrando-a com uma peneira.
  • Adicione o sumo de limão e de laranja e deixe arrefecer por alguns minutos antes de beber.

Uma bebida encorpada, benéfica e adequada para todas as estações, quentes e frias, pronta a ser saboreada depois de alguns simples passos.


Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

561,319FãsGosto
9,974SeguidoresSeguir
131,636SeguidoresSeguir
85SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Truque caseiro para fazer sempre batatas fritas secas e crocantes

Existem alguns truques caseiros que ajudam a conseguir sempre umas batatas fritas perfeitas. Neste artigo...