Sempre que limpa a sua casa, espera que termine e fique um cheirinho agradável por toda a casa, mas o que acontece por vezes é que na cozinha e na casa de banho fica sempre um odor desagradável.

Muito provavelmente esse odor vem da tubagem e dos canos que acumulam gorduras e bactérias e não são fáceis de limpar.

O que fazemos normalmente é usar sabões, detergentes e outros produtos, mas sabia que o seu uso degrada ainda mais os canos e aumenta o mau odor?

mau cheiro dos canos

Neste artigo, vamos perceber que produtos não deve usar para os canos e vamos apresentar duas soluções caseiras para o problema do odor.

  • Se os canos forem velhos ou se estiveram muito tempo sem ser utilizados, essa pode ser a origem do mau odor. Os canos ficam entupidos com água cheia de bactérias e outros materiais degradados, que vão formando camadas em redor dos canos e isso leva ao mau odor. Toda a água que fica obstruída nos canos vai ganhar bolores e bactérias.
  • O uso de sabões e detergentes parece ser à primeira vista a solução para o problema, mas pelo contrário! Geralmente, esses produtos químicos se colam às paredes dos canos, decompondo eles e deixando o mau odor. Esses produtos vão também encher os seus canos de gordura. Em alguns casos é a própria soldagem nos tubos com silicone ou massa, que vai ficando degradada e que leva a esse odor desagradável.
  • Antes de passarmos à solução para esses problemas, deve verificar o estado dos sifões (se encontram debaixo das pias e levam a água para os esgotos). O mau cheiro pode ser decorrente do acumulo de resíduos depositados no sifão. Limpe o sifão mensalmente com a combinação de um copo de água quente e cinco colheres de vinagre branco, esfregando o seu interior.

Vamos agora aprender duas receitas de remédio caseiro que pode utilizar para eliminar o mau odor.

1ª Receita – Artigos necessários

  • 50g de bicarbonato de sódio;
  • Um copo de vinagre branco;
  • Um copo de água.

Como proceder

  1. Comece por ferver em uma panela a água e o vinagre.
  2. Entretanto adicione aos poucos, com cuidado, o bicarbonato de sódio no interior dos canos (cozinha ou banheiro).
  3. Depois de colocar todo o bicarbonato, pegue na solução de água e vinagre que deve estar fervendo e coloque também ela no interior dos canos.
  4. Vai perceber que esta mistura vai reagir de imediato. Tape o ralo e deixe a mistura actuar durante uma hora ou para o efeito ser mais notável, deixe ele ficar tapado durante a noite.

Depois desta limpeza, irá ver a água escorrendo mais rápido e não vai sentir aquele odor desagradável.

2ª Receita – Artigos necessários

Para o segundo remédio, vai precisar de:

  • Um copo de água;
  • Uma pastilha de levedura de padeiro fresca (essa única pastilha é suficiente para limpar o banheiro, a pia e outros canos).

Como proceder

  1. Comece por colocar um copo de água em uma panela;
  2. Quando estiver ebulindo, adicione um pouco de pastilha e deixe ela se desmanchar.
  3. Utilize essa mistura no interior dos canos, despejando tudo no ralo e depois feche ele durante toda a noite.
  4. Faça esse processo para as restantes divisões da casa.

Agora, com estas dicas, nunca mais vai torcer o nariz, quando entrar no banheiro e na cozinha.

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.