Pense numa dieta mais saudável para este verão

A chegada do verão significa muitas coisas: sol, viagens para a praia, dias mais longos. E para esses três meses do ano de 2019, que tal tentar uma mudança na alimentação? São inegáveis os impactos que uma dieta boa tem na saúde. E os ruins idem.

Não é preciso mudar tudo, podes continuar a comer uma carne de porco de vez em quando e não se poupar tanto nos doces. Mas o consumo de frutas, verduras e legumes pode melhorar e muito a sua disposição para o trabalho, as actividades diárias e a energia para festas e reuniões com os amigos.

Queres dicas? Então vamos a elas.

https://pixabay.com/pt/photos/azeite-de-oliva-molho-para-salada-968657/

O pequeno-almoço tem enorme importância

Se é a refeição mais importante do dia, fica para a sua opinião. Mas inegavelmente precisa ser presente, já que com as horas de sono consome-se energias e calorias, além do jejum.

Portanto, não negue o desejo por comida ao acordar. Um pão com fiambre, cereais (fibras sempre são importantes), algum suco com frutas – limão, laranja – e se for espremido na hora, melhor ainda. Um café também é permitido, seja puro ou ao leite (cálcio também é bem-vindo).

Só uma coisa é bom ser banido ou limitado.

Açúcar

O açúcar refinado pode ser um grande inimigo, ainda mais nas quantidades industriais usadas em productos como refrigerantes e doces como biscoitos.

Não dá para esquecer dele completamente, até porque em pastéis eles estão presentes. Mas limitar o açúcar refinado pode ser de grande ajuda para perder peso e ter uma vida mais saudável.

Veja receitas diferentes só com verduras

Muito além de saladas, dá para fazer receitas saborosas e diferentes com verduras e que ficam saborosas. Um bom ratatouille, pratos como o homus (grão com tahine), pimentos recheados com queijo, a lista é bastante longa.

Sopas no verão podem ser um pouco complicadas, então deixa o caldo verde de lado. Mas um gazpacho ou uma sopa de ervilhas podem ser perfeitas para refrescar e comer no fim da noite. Aliás, a última refeição do dia pode ser mais leve, para a digestão ser simples e não ir para a cama com aquela sensação de estar estufado.

O interessante é aproveitar os legumes, frutas e verduras que estão em desconto em lojas, já que elas sempre precisam ser repostas e muitas ofertas são criadas por isso (só observar por exemplo o folheto Lidl para ver isso)

Gordura é bom

Um dos enganos mais comuns ao fazer uma dieta ou tentar mudar a alimentação é pensar em gordura com algo ruim. Nem todas são ruins: por exemplo, a gordura presente no salmão é ótima.

O azeite de oliva também perfeito, já que tem gordura mono-insaturada. O óleo de girassol é mais um exemplo de gordura boa.

Portanto, fazer um salmão, comer um bacalhau e regar com azeite é algo positivo e prazeroso. E uma comida perfeita para o verão aliás.

Mesma coisa com a carne vermelha. Mas aqui cuidado: o excesso é o problema, já que a digestão é complicada e anos e anos de exageros podem causar problemas cardíacos.

Fruta todas as horas

Uma fruta é perfeita para todas as horas e todos os locais. Com fome no trabalho? Coma uma fruta. E depois da refeição, como sobremesa? Uma cereja, com suas vitaminas A, B e C é ideal. Com fome à noite? O verão traz a melancia (vitamina A) e a meloa (vitamina C) e baixo valor calórico pelo alto conteúdo de água nelas.

Ou seja, além de tudo são refrescantes. Não esqueça disso e de tomar muita água para manter-se hidratado.

Aceite a ajuda da tecnologia nesse desafio

Comer saudável por um verão inteiro pode ser uma maratona. Mas a tecnologia pode te ajudar na corrida. Por exemplo, anote no telemóvel as calorias consumidas durante o dia para ter uma base de dados ao fim do mês.

Outra possibilidade que a tecnologia pode te ajudar bastante é através de portais como o Kimbino, que coloca os folhetos de promoções dos supermercados no seu telemóvel, sem precisar ir até as lojas para saber as ofertas e poupando árvores no processo. Afinal, há que pensar cada vez mais na preservação ambiental.

Descontos sempre são bons e com o Kimbino podes aproveitar eles e ver o catalogo Aldi, as ofertas do Continente e mais. O verão pode trazer muitas coisas, inclusive uma vida mais saudável.

Texto: Lara Biral

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

560,561FãsGosto
10,313SeguidoresSeguir
170,782SeguidoresSeguir
90SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana