Poucas pessoas sabem exactamente quais são os benefícios do rabanete e como o consumo regular deste alimento de sabor picante pode contribuir para a saúde.

Lista de benefícios do rabanete

1 – Acelera o emagrecimento

Por ter baixo teor calórico, ser rico em fibra e não possuir altos níveis glicémicos, o rabanete é tido como um dos alimentos que mais favorecem o processo natural de emagrecimento.

Vale enfatizar que para usufruir deste benefício, recomenda-se ingeri-lo cru em saladas ou sumos.

2 – Previne e combate o cancro

Por ser rico em isotiocianato, um dos benefícios do rabanete consiste no facto de ele inibir diversos tipos de cancro.

De acordo com uma pesquisa realizada por uma universidade indiana, foi comprovado que tanto a raiz quanto o bulbo do rabanete exercem um papel fundamental para a destruição de tumores.

3 – Auxilia no tratamento da icterícia (pele amarelada)

O motivo de o rabanete ser tão eficaz no tratamento desta doença, deve-se ao facto de ele ter uma acção altamente desintoxicante, favorecendo a limpeza das substâncias prejudiciais ao bom funcionamento do fígado e agindo naturalmente na purificação do sangue.

4 – Trata problemas urinários

Da mesma forma que o rabanete desempenha uma função de limpeza no fígado, ele também auxilia nas actividades renais por meio de acção altamente diurética.

Deste modo, o consumo regular de rabanete estimula a libertação da urina, auxilia no tratamento de inflamações/infecções e promove uma excelente limpeza no sistema urinário como um todo.

5 – Favorece as funções cardiovasculares

Por ser rico em antocianinas, substâncias essenciais para a saúde cardiovascular, os benefícios do rabanete também se estendem para um coração muito mais forte e saudável.

Além disso, em virtude da concentração de óxido nítrico nesta planta, ela também é tida como uma importante aliada na prevenção de coágulos formados na corrente sanguínea.

6 – Equilibra a pressão arterial

Outra característica do rabanete é que ele contém grande quantidade de potássio, substância crucial para a diminuição da pressão sanguínea e relaxamento das veias e artérias.

7 – Diminui a febre

Além de todos os benefícios do rabanete já apresentados, outro deles refere-se à diminuição da febre, já que ele proporciona a redução da temperatura corporal e combate diversos tipos de inflamações/infecções.

8 – Fortalece o sistema imunológico

Por ser tido como uma excelente fonte de vitamina C, o rabanete fortalece o sistema de defesas do organismo, combatendo de forma eficaz a acção das bactérias e vírus perniciosos à saúde.

9 – Favorece as funções do fígado

Os rabanetes desempenham um papel fundamental para a protecção do fígado. Inclusive, o consumo regular desta planta contribui para a prevenção e tratamento da esteatose hepática, doença popularmente conhecida como “gordura no fígado”.

10 – Melhora as funções da vesícula biliar

Além de actuar na melhora do funcionamento do fígado, o rabanete também auxilia imensamente no desempenho da vesícula biliar, evitando o aparecimento de pedras, infecções e até mesmo úlceras neste órgão.

Qual a melhor maneira de usufruir dos benefícios do rabanete?

Para que seja possível usufruir de todos os benefícios oferecidos pelo rabanete, a melhor maneira é ingeri-lo cru. Para isso, basta adicioná-lo em saladas e sumos.

Para facilitar a vida de quem deseja aumentar o consumo deste alimento, segue a receita de um sumo muito prático (e saboroso) preparado com rabanete.

Ingredientes:

  • ½ rabanete;
  • ¼ de tomate vermelho;
  • 1 punhado de salsa;
  • ¼ de pimenta vermelha;
  • ½ beterraba;
  • ¼ de cenoura pequena;
  • ½ talo de aipo;
  • Água gelada.

Preparação:

  • Lavar bem todos os ingredientes;
  • Colocar todos eles no liquidificador, acrescentando a água gelada;
  • Bater bem, coar e tomar logo em seguida.

Esta é uma das receitas mais recomendadas para desintoxicar o organismo, sobretudo no que diz respeito aos rins e ao fígado. Além disso, este sumo também oferece todos os benefícios do rabanete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome