Que os mosquitos são insectos irritantes, especialmente aqueles que gostam de picar e deixar marca, já todos nos sabemos!

O mais curioso de tudo é que estes pequenos seres parecem preferir picar algumas pessoas mais do que outras, já percebeu?

O facto é que existem sim alguns factores que acabam nos tornando mais atraentes para os mosquitos. Se já lhe disseram que isso é por que sua pele é mais doce, há um pouco de verdade nessa afirmação.

Hoje vamos explorar as possíveis causas do porque os mosquitos preferem picar mais algumas pessoas do que outras:

Praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é a solução para muitos problemas de saúde, mas quem diria que em se tratando de picadas de mosquitos, os sedentários levam a melhor? Quando nos exercitamos, produzimos ácido láctico, um composto orgânico ao qual os mosquitos se sentem atraídos.

Passar muito tempo sem tomar banho

Esse talvez não seja novidade para muitos, porém a causa não é bem o facto de o corpo estar mais sujo. O grande chamariz para os mosquitos é o suor, que tem um aroma agradável para os mosquitos.
Mosquitos que transmitem a malária por exemplo, adoram esse aroma.
Alguns tipos de fragrância mais adocicadas, encontradas em muitos produtos de banho, também acabam atraindo esses insectos.

Engravidar

Mosquitos atraem-se também pelo dióxido de carbono, ao qual exalamos todo o tempo. Em geral, mulheres grávidas emitem níveis mais elevados desse gás, o que pode torná-las mais susceptíveis as picadas desses insectos.

Beber álcool

Assim como acontece com as grávidas, quando ingerimos álcool, nosso metabolismo acelera e acabamos exalando mais CO2. O resultado? Mais picadas de mosquitos!

Vestir roupas escuras

Muitas pessoas acreditam que o facto das roupas escuras atrair mais mosquitos seja mito, mas há um fundo de verdade nessa alegação.
Mosquitos possuem sensores de calor bem sensíveis, e pelo facto das roupas mais escuras absorverem melhor o calor do corpo, nós acabamos atraindo mais os mosquitos com essas roupas.

Ter sangue tipo O

Quem diria que até o tipo sanguíneo pode estar na lista de preferências dos mosquitos? Um estudo em ambiente controlado verificou que mosquitos se sentiam duas vezes mais atraídos por pessoas com sangue tipo O, em relação ao tipo A. A maioria das pessoas também secreta um sinal químico que indica seu tipo sanguíneo, algo que os mosquitos também adoram.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.