Se deseja uma colheita de tomate grande este ano, deve fazer isto…


Para quem ama jardinagem, é sempre hora de ter luvas, ancinho e a mangueira pronta para o trabalho. Uma planta que vai encontrar na maioria das hortas é o tomate. Ele é relativamente fácil de cultivar, mas colher o produto final, isto é, tomates grandes, vermelhos e suculentos, não é tão fácil quanto parece. Então nós separamos algumas dicas úteis que vão te ajudar a tirar o máximo proveito de seus tomates e aproveitar a colheita como nunca antes.

1. Variedade

É sempre uma boa ideia perguntar a um especialista (alguém em uma estufa ou loja de jardinagem) que tipo de tomate é melhor para a terra e as condições climáticas do lugar onde serão plantados, por exemplo: um local com muito sol, uma varanda com pouco sol, etc. Só porque uma grande variedade é vendida nesses viveiros, não significa que eles automaticamente crescerão bem em todos os ambientes.

2. Plantio

Quer os tomates sejam comprados em lojas ou cultivados por você desde a semente, você sempre deve separá-los por um a três dias antes de plantá-los. Isso permite que a parte superior da planta cresça apontando para cima. Para o plantio em si, cave um buraco que servirá de cama para a planta. A plante inteira, excepto a parte superior que foi arqueada para cima, será enterrada. Isso fará a planta crescer muito mais forte.

3. Abrigo

Para proteger a planta do vento, cerque-a com uma gaiola de arame de 1,5 m de altura e mais ou menos 60 cm de diâmetro. Você pode fazer uma usando cerca de arame e fechando-a com fita lacre. O centro da gaiola consiste de um balde com furos (feitos com uma furadeira) no fundo e nas laterais. Esse balde é mantido um pouco enterrado e depois preenchido com água, fertilizante e adubo, que vão lentamente nutrir o solo ao redor quando forem vazando pelos buracos.

4. Cuidado

Os tomates são plantas famintas que precisam de muitos nutrientes, o que significa que você tem que fertilizá-los regularmente. É uma boa usar fertilizantes de longo prazo logo depois do plantio, mas você também deve fertilizá-los regularmente depois disso. Após a primeira colheita, cada planta deve ser nutrida com três colheres de sopa de sulfato de amónia. Como as plantas crescem rapidamente, é importante cortar sempre os ramos que crescem nas folhas. Isso vai ajudar a fruta a crescer mais e amadurecer mais rápido.

No geral, os tomates precisam de muito sol, água e nutrientes. Dá muito trabalho, mas vale a pena no final: tomates suculentos e saídos directamente do jardim são muito melhores do que qualquer coisa que o supermercado tenha a oferecer.

Aqui está um vídeo que mostra o método da gaiola com balde mais detalhadamente. Bom plantio!

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: