Sabia que é possível fazer diversas combinações de sumo de melancia?

Este sumo, por si só, já é uma delícia e uma boa bebida para quem se preocupa com a saúde. Uma fonte de vitamina B1, B2, A e C, a melancia ainda fornece cálcio e fósforo ao corpo humano.

É uma fruta tropical com propriedades diuréticas. Auxilia na produção de betacaroteno, licopeno e glutationa, que são antioxidantes e protegem o organismo contra o envelhecimento precoce, a oxidação das células e o cancro.

O sumo da melancia traz consigo os mesmos nutrientes da fruta em seu estado natural, mas pode ser potencializado com algumas receitas que resultam em combinações naturais que são completos tónicos saudáveis.

7 combinações deliciosas de sumos de melancia

Melancia e laranja

Esta combinação de vitamina C reforça a imunidade e é uma delícia para se tomar em dias quentes. Bata meia melancia (sem casca e sem sementes) no liquidificador com um copo de sumo de laranja. Coe e sirva gelado.

Dependendo do sabor das laranjas, pode adicionar açúcar ou não. Procure comprar laranjas bem maduras, pois elas geralmente são mais doces e o sumo não vai precisar de açúcar, tornando-se assim mais saudável.

Melancia e água de coco

Este sumo é óptimo para quem está a evitar bebidas muito doces, mas procure opções saborosas e refrescantes. O sabor suave e seu baixo teor calórico é excelente para dietas de emagrecimento.

Bata ¼ de melancia (sem casca e sem sementes) com 200ml de água de coco. Coe e beba gelado. Uma boa opção também é adicionar hortelã. Um ramo desta planta nesta receita é suficiente.

Melancia, kiwi e maracujá

Esta combinação é mais elaborada e ao mesmo tempo super saborosa e saudável. As três frutas são bastante nutritivas e resultam em um sumo puramente tropical. Um boa opção para servir em festas e coquetéis.

Coloque no liquidificador dois kiwis, 200ml de sumo de maracujá e ¼ de uma melancia grande (sem casca e sem sementes). Bata tudo e coe. Sirva gelado.

Melancia e gengibre

O gengibre é uma raiz capaz de oferecer vários benefícios para o corpo humano. Seu potencial de fortalecer a imunidade e mandar embora toxinas prejudiciais a saúde, quando combinadas com o sabor da melancia, resultam em um sumo refrescante que previne gripes, contipações e outras doenças.

Bata meia melancia (sem casca e sem sementes) com uma colher (de chá) de gengibre ralado. Coe e sirva gelado. Uma dica é consumir o sumo de uma vez só, pois ele pode amargar em pouco tempo.

Melancia, limão e hortelã

De todos os sumos da lista, este é o mais refrescante. Ideal para dias quentes na piscina ou em churrascos, por exemplo. Bata meia melancia (sem casca e sem sementes), o sumo de um limão e um ramo de hortelã no liquidificador. Coe e sirva com gelo.

Melancia e morango

Esta combinação é infalível para quem não é muito chegado em sumo, mas quer começar a ter esse hábito. É um sumo muito saboroso e refrescante.

Corte a metade de uma melancia e tire as sementes. Coloque as partes (sem a casca) no liquidificador com oito morangos lavados e sem talo. Adicione açúcar a gosto, mas lembre-se que as frutas já são doces naturalmente. Coe e sirva com gelo.

Para quem acha o morango azedo, a melancia e o gelo tiram um pouco dessa característica, resultando assim em um sumo saudável, suave e delicioso.

Melancia e cenoura

Este sumo não é tão doce quanto os outros, mas consegue ser bastante saudável e fortalecer o corpo. É uma boa opção para diversificar a carta de sumos da semana. A sensação após bebê-lo é muito boa, pois é a certeza que ingerimos uma bebida muito nutritiva.

Bata no liquidificador três fatias de melancia (sem casca e sem sementes) com duas cenouras lavadas, cortadas e sem casca. Se o sumo ficar grosso, adicione um pouco de água até chegar no ponto de sumo. Pode ser bebido natural ou gelado. Adicione açúcar ou adoçante a gosto.

Melhore o sumo de melancia

Uma indicação é acrescentar fibras ao sumo de melancia

O sumo da melancia já é saudável por si só. As combinações melhoram os resultados, mas todas as receitas do sumo podem ser potencializadas se adicionar fibras. As melhores opções são:

  • 1 colher (de sopa) de farinha de linhaça
  • 1 colher (de sopa) de chia
  • 1 colher (de chá) de farinha de banana
  • 100mg de castanha em pó

Para potencializar mais ainda pode adicionar também cascas de frutas, verduras e legumes (como couve, beterraba e pepino) e ervas, como camomila, por exemplo.

Evite usar açúcar

O ideal para o sumo de melancia é que ele não seja feito com açúcar nem com adoçante. A melancia, sozinha, já é uma fruta doce e dá conta de adoçar o sumo.

Para quem não tem costume com bebidas pouco adoçadas (uma vez que o paladar se acostuma facilmente com muito açúcar ou sal), uma dica é preparar o sumo com açúcar ou adoçante nas primeiras vezes e, pouco a pouco, diminuir a quantidade até não precisar usar mais.

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.