Com um pouco de criatividade e planeamento, é fácil encontrar coisas na lista de compras que nós não precisamos realmente comprar.

Não é que nós não precisemos delas, é só que elas são bem fáceis de fazer com coisas que já temos em casa. Tirar um tempo para fazer objectos com materiais reutilizáveis não é apenas bom para o meio ambiente, mas também te ajuda a economizar dinheiro.

Veja alguns exemplos:

1. Calendário de Natal

Usar rolos de papel higiênico é apenas uma das muitas formas de fazer o seu calendário de Natal exclusivo. Pode fazer um novo a cada ano e reutilizá-lo. O mais fixe é: tem controle completo das coisas que escolher colocar nele!

2. Caixa para guloseimas

Corte uma embalagem Tetra Pak de maneira que todos os lados fiquem com um formato de semicírculo no topo. Agora costure um botão num dos semicírculos e prenda um fio no semicírculo adjacente. Dobre os lados vazios para dentro e depois dobre os lados com botão e fio por cima deles. Amarre o fio no botão e o recipiente ficará fechado. Ele é perfeito para guardar coisas como oleaginosas, fatias de frutas e vegetais. A embalagem Tetra Pak assegura que os alimentos não fiquem empapados e pode lavá-la e usá-la novamente.

3. Dispenser de sabão

Se tiver um frasco bonito e uma válvula pump de um recipiente antigo de sabão líquido, pode fazer o seu reservatório de sabão. Faça um buraco na tampa do frasco e prenda a válvula com silicone. Se o tubo da válvula for muito longo, simplesmente corte-o. Agora, quando ele estiver vazio, pode comprar a recarga do sabão, invés de todo o reservatório. Isso gasta muito menos plástico!

4. Cases para smartphones e tablets

Se tiver um conhecimento básico em costura, bolsas e cases protectoras para aparelhos móveis são bem fáceis de fazer usando um pouco de algodão, feltro ou couro. Uma opção ainda mais simples é usar plástico bolha e fita adesiva colorida. E com um pouco de engenhosidade, até livros antigos podem ser transformados em capas protectoras.

5. Purificador de ar

O café é óptimo para neutralizar odores. Simplesmente coloque alguns punhados de pó de café (ou os grãos inteiros) pela casa e aproveite o aroma agradável. Também pode usar as cascas de frutas cítricas, se preferir.

6. Limpador multiuso

Encha uma jarra com casca de laranja e vinagre. Coloque a jarra em local escuro por duas a quatro semanas. Quando a mistura estiver pronta, use uma peneira para remover a casca de laranja – o vinagre cítrico é o que deseja. Pode usar isso para limpar a maioria das superfícies da casa, mas mantenha a mistura longe de superfícies pintadas ou envernizadas.

7. Envelope almofadado

É difícil saber o que fazer com essas coisas quando elas chegam no correio e já retirou o conteúdo. É para deitar no recipiente reciclável do papel? E o plástico bolha? Tem plástico dentro, então eu devo colocar no recipiente para plástico? Na verdade, há uma solução simples para este dilema: reutilize-o! Apenas retire ou cubra o endereço antigo e as informações e coloque as suas. Dinheiro economizado!

8. Esponja para lavar louça

Várias frutas são embaladas em redes de plástico que são deitadas fora logo que chegam a casa do supermercado. Mas da próxima vez, tente dar um bom uso para elas ao dobrá-las e amarrar o meio com uma corda. Agora corte cada ponta e dê uma afofada nelas para fazer a sua esponja caseira.

9. Marcadores de livro e etiquetas para presente

Nós todos temos um monte de coisas velhas feitas de papel pela casa. Quem precisa de mapa quando qualquer pessoa tem GPS no telefone atualmente? Invés de deitar essas coisas fora, faça lindos marcadores de livro ou etiquetas para presente com elas.

10. Bolsas térmicas

Tudo o que precisa é de alguns sacos com zíper e um pouco de detergente ou xarope de milho. Encha o saco plástico com o líquido escolhido e leve ao congelador. O detergente ou o xarope não vão congelar completamente e pode reutilizá-los.

11. Blocos de notas

Esta dica é simples: guarde todo o papel que normalmente reciclaria e corte-o em pequenas folhas do tamanho de um bloco. Agora não precisa gastar mais dinheiro com eles. As florestas agradecem!

12. Molho para salada

Não importa que tipo de molho para salada prefere, as chances são de que pode fazê-los em casa rápida e facilmente. Certifique-se apenas de ter o básico como azeite, vinagre balsâmico, vinagre branco e temperos. O resto fica a seu critério e pode se divertir bastante experimentando as várias combinações de sabor. Mas se decidir adicionar algum tipo de creme, iogurte ou molho de tomate, lembre-se de manter o molho no frigorífico entre as refeições.

13. Almofadinha para os pés dos móveis

Fazer a sua própria almofada para os pés dos móveis com feltro ou borracha pode ser bem menos caro do que comprá-las prontas. Também pode economizar dinheiro cortando um chinelo velho to tamanho necessário.

14. Isqueiros

Isqueiros são caros e os que são descartáveis são um pesadelo para o meio ambiente. Então, invés de comprá-los, fique de olho aberto nos restaurantes e cafés para aquelas caixinhas de fósforo personalizadas. Leve algumas consigo sempre que puder e nunca mais terá que comprar um isqueiro!

15. Revisteiro

Todos nós temos coisas pela casa que precisam de um lugar especial. Revistas são um grande exemplo disso. Para mantê-las organizadas em um único lugar, pode fazer um simples revisteiro usando uma caixa de cereais vazia. Simplesmente corte uma abertura angular e decore com um papel bonito. Também pode aplicar este princípio com várias outras coisas. Jarras e caixas podem ser transformadas em “porta-treco” para quase qualquer item que imaginar. Uma rápida pesquisa na internet pode ser um jeito óptimo de se inspirar.

Existem muitas maneiras de economizar dinheiro e ter um pouco mais de consciência ambiental ao mesmo tempo. Às vezes, tudo o que precisamos é dar uma segunda olhada em algum objeto antes de deita-lo fora. Nós vê-mos com frequência que esse “lixo” tem muito potencial e pode ser transformado em algo útil e bonito. Que tal tentar estes projectos “faça você mesmo” de reutilização?

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.