Os ratos são biologicamente animais muito fascinantes, porque eles podem se adaptar a um número infinito de condições ambientais, colonizando todos os cantos do planeta.

Infelizmente, no entanto, esse recurso muitas vezes os leva a colidir com o homem: esses roedores gostam de se esgueirar e se estabelecer em ambientes que o homem usa para viver e comer.

Sua presença é potencialmente perigosa, já que os ratos podem ser muito prejudiciais à saúde humana.

Existem muitos remédios no mercado, mais ou menos cruéis, para eliminá-los, mas desaconselhamos usá-los por períodos prolongados. Um veneno deixado na garagem e depois esquecido, pode se tornar um sério risco para animais de estimação ou crianças!

Aqui estão alguns métodos menos drásticos, e certamente menos arriscados, para manter estes roedores longe de casa e da garagem.

Todos estes remédios contra os ratos devem ser mudados a cada duas semanas mais ou menos!

 

  • Limpeza total do meio ambiente. Os ratos são muito habilidosos para aproveitar qualquer esquecimento ou negligência, e eles sabem imediatamente se um ambiente é raramente visitado. Como eles reconhecem isso? Obviamente pelo cheiro! A primeira coisa a fazer para mantê-los longe é limpar completamente o ambiente com detergentes perfumados: eles vão entender imediatamente que há outros moradores além deles… e que devem se preparar para ir embora.
  • Algodão embebido em óleo essencial de hortelã-pimenta. Os ratos odeiam o odor pungente do alho, da pimenta e da hortelã-pimenta e tendem a ficar longe de objectos que o emanam. Obviamente, usar os dois primeiros não parece uma boa ideia, mas o terceiro é uma excelente solução (quem iria querer uma casa que cheira a alho?): mergulhe bolas de algodão no óleo essencial de hortelã-pimenta e coloque-os nos cantos, sob os móveis e em todos os lugares escondidos. Eles vão manter os ratos longe e espalhar um excelente perfume!
  • Sabonete com cheiro pungente. Tal como acontece com as bolas de algodão, pode confiar nos sabões para desencorajar os convidados indesejados. Coloque algumas barras de sabão, ou partes delas, nos parapeitos das janelas ou perto das portas. Lembre-se de escolher apenas odores pungentes: se se deparar com um sabonete de menta com um cheiro forte a ponto de ser quase insuportável, terá encontrado aquele certo!
  • Lenços para a secadora. Este produto, normalmente usado para perfumar roupas durante a secagem e remover a electrostática, tem um cheiro muito forte. Se suspeitar que algum rato pode entrar, coloque folhas nas fendas, buracos ou qualquer outra abertura. No entanto, lembre-se de substituí-los a cada duas semanas, pois eles perdem o odor e rapidamente se tornam ineficazes.

Um último conselho que queremos dar, se o hóspede já entrou em casa e não consegue convencê-lo a sair, é capturá-lo e depois liberá-lo em campo aberto (por favor, evite usar armadilhas de cola!).

Abaixo encontra o tutorial para criar uma armadilha eficaz.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.