Pouca gente deve saber, mas a batata não serve só para comer, ela pode ser um excelente auxiliar de limpeza. As batatas podem ser usadas em diversas tarefas de limpeza, vais poder descobrir neste artigo várias dicas que utilizam batatas.

Utilidades

Limpar espelhos:

Se quer que o seu espelho esteja brilhante como se fosse novo, use este truque profissional infalível. Parta uma batata crua pela metade e esfregue por todo o espelho. Depois passe um pano de algodão que não solte pelos, molhado com vinagre branco. Depois passe um pano seco e vai notar que o seu espelho nunca brilhou tanto.

Limpar sapatos:

Outro uso inusitado da batata é limpar sapatos com ela. Se alguma vez ficar sem betume de limpar sapatos, só precisa de uma batata. Corte a batata pela metade e esfregue nos seus sapatos. Depois simplesmente passe um pano que não solte pelos e ficará com os sapatos lustrosos como se tivesse usado betume próprio para sapatos.

Limpar o forno:

Quando cozinhar batatas reserve as cascas, elas são excelentes para limpar o seu forno. Ponha as cascas numa bandeja espalhadas e ligue o forno. Os vapores emanados pelas cascas de batata ajudam a desincrustar os restos de alimentos do forno. Depois simplesmente passe um pano húmido e vai notar que fica bem mais fácil de limpar.

Recuperar panelas queimadas:

As panelas de inox que tivemos o azar de queimar comida no fundo, são bastante difíceis de limpar. Para eliminar esses restos utilize uma batata crua partida pela metade e esfregue. Depois enxague com água quente e seque com um pano suave. Esta dica serve também para o lava loiça de inox que é fácil de limpar usando uma batata da mesma forma.

Limpar o ralador de cozinha:

Ralar limão, queijo, cenoura e outras tantas coisas costuma deixar o ralador difícil de limpar. Mas com uma batata a tarefa fica facilitada, só tem que ralar um pouco da batata depois de usar o ralador para eliminar os restos do alimento que tinha ralado antes, depois é só limpar o ralados passando por água quente. A batata crua tem a particularidade de sair facilmente e por norma ela não cola no ralador como acontece com outros produtos, saindo facilmente com água.

Limpar portas brancas:

As portas brancas são muito bonitas, mas tem o inconveniente de que facilmente se sujam e se notam as dedadas nelas. Para as limpar sem as desgastar, basta passar meia batata crua pela superfície e depois passar um pano seco. Ao contrário dos produtos de limpeza comerciais, a batata não danifica o esmalte ou tinta da porta.

Remover cola das mãos:

Ao fazer tarefas manuais com cola, é normal que restem alguns resíduos do material nas mãos. Para facilitar a limpeza, corte uma rodela de batata e passe pela região antes da lavagem, vai notar que se lava mais facilmente.

Polir talheres usando água de cozer batatas:

A água que resta após o cozimento de batatas é ótima para dar brilho aos talheres. Deixe os itens de molho por uma hora e, depois, lave como de costume. A batata serve até para remover pequenas manchas de ferrugem em metais.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.