Atitudes que o vão tornar mais amigo do ambiente

Anteriormente já foi partilhado um conteúdo com algumas dicas para tornar qualquer casa mais sustentável, onde se destacaram algumas mudanças básicas na cozinha, o uso de lâmpadas LED e o uso de eletrodomésticos de baixo consumo. O artigo pode ser lido aqui.

Agora as dicas continuam! Desta vez serão partilhadas algumas atitudes que podem ser tomadas e que o irão tornar uma pessoa mais amiga do ambiente.

Opte por transportes públicos ou bicicletas

Esta dica já não é novidade para ninguém. Sempre que possível, deve privilegiar os transportes públicos, partilhar a viagem de carro, andar a pé ou, até, de bicicleta.

Ao implementar estas atitudes no seu quotidiano, protegerá o meio ambiente, irá poupar alguns euros ao final do mês – em combustível, por exemplo – e ainda irá melhorar a sua saúde física.

Outra opção é optar por carros mais amigos do ambiente. A Deco Proteste partilhou o resultado de uma análise feita a 10 carros, onde se descobre quais os que têm melhor desempenho ambiental.

Poupe no papel

Atualmente fala-se imenso de plástico e de como é importante evitar o seu uso. Pelo contrário, cada vez se fala menos de papel, mas poupar no papel continua a ser essencial se quer ter atitudes mais sustentáveis.

Esta é uma atitude que está a ir além do quotidiano doméstico. Algumas empresas começaram a ganhar consciência do uso de papel e têm diminuindo o uso em documentos da empresa, relatórios e muito mais.

Os restaurantes também aderiram a esta prática, mostrando os seus menus em formato digital. Aliás, em alguns casos, os pedidos já podem ser feitos pela própria pessoa que visita o restaurante, sem que esta saia do seu lugar.

Portanto, sempre que possível, evite usar papel.

Escolha versões mais sustentáveis dos mesmos produtos

Aqui destacam-se as esponjas de banho e da loiça, os amaciadores, os detergentes ou quaisquer outros produtos. Sempre que possível, opte por versões sólidas ou por versões que tenham embalagens em papel.

Outro produto que deve ser evitado são as palhinhas de plástico. Essas têm sido faladas em diversos meios de comunicação e as soluções encontradas são o uso de palhinhas de papel ou descartáveis.

Os cotonetes também se tornaram um problema e a solução foi a substituição do plástico pelo papel. E juntamente com estes produtos, vieram muitos outros, como talheres de plástico, pratos e outros produtos descartáveis.

No caso das garrafas de plástico, a solução passa por ter uma garrafa reutilizável.

Se não sabe se existe uma versão sustentável do produto que tem em mente, faça uma pesquisa. Atualmente já existem marcas portuguesas com produtos ecológicos, portanto acreditamos que o produto já tenha sido inventado.

Reutilize os materiais usados

Cápsulas de café e rolos de papel higiénico são apenas dois exemplos de materiais que podem ser reutilizados. No entanto, existem muitos outros exemplos e o importante é ser criativo.

No caso das cápsulas de café, já existem opções reutilizáveis, ou seja, a mesma cápsula pode ser utilizada por diversas vezes, sem que se tenha de preocupar com a alteração da qualidade do café.

Já no caso do papel higiénico, pode criar algo novo com os rolos que, de outra forma, seriam deitados fora. Uma hipótese interessante é criar brinquedos reciclados, como é o caso do homem-aranha com rolos de papel.

Mais importante que tudo, tenha um pensamento crítico!

Existem diversas regras a seguir para se tornar mais amigos do ambiente, mas mais importante do que decorar um conjunto de regras é ter uma mente que consiga olhar para as situações e encontrar as soluções adequadas.

Por exemplo, mostrámos-lhe que pode aproveitar o papel para criar um brinquedo para crianças, mas essa é uma situação específica. Cabe a si olhar para o seu quotidiano e analisá-lo de forma crítica, encontrando oportunidades de produtos mais sustentáveis ou em que seja possível reutilizar o que, de outra forma, iria para o lixo.

Quando vai às compras, cabe-lhe a si lembrar-se de levar sacos para não ter de comprar sacos de plástico no estabelecimento – e repetir a mesma atitude nas próximas visitas. O pensamento crítico, nestas situações, é a chave.

Estas atitudes já fazem parte do seu quotidiano?

Texto: Lara Biral

Partilhar:

Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Partilhar: