Torne a sua casa mais amiga do ambiente. Pequenas dicas para ter uma casa mais sustentável e ecológica


O aquecimento global é um problema que se faz sentia cada vez mais, é um problema de todos nós. Toda gente deve tomar iniciativa e preocupar-se mais com ambiente, os problemas causados pelo aquecimento global cada ano que passam são piores.

Com pequenas mudanças é possível ajudar o ambiente e ao mesmo tempo ajudar a nossa carteira, torne a sua casa mais sustentável e amiga do ambiente com esta pequenas dicas que temos para si.

casa_sustentavel

1. O uso de aparelhos como aquecedor e ar-condicionado

Se tem equipamentos de refrigeração em casa, lembre-se de que é importante fazer um uso consciente deles. Dessa forma, não estaremos apenas cuidando do planeta, mas também conseguiremos fazer uma economia importante no fim de cada mês:

  • O arcondicionado pode ser regulada de forma adequada em 20ºC.
  • Por sua vez, o ar-condicionado pode ser ligado após a temperatura ambiente chegar a 26ºC.
  • A que temperatura devemos usar a água quente? Basta regular para aproximadamente 35 ºC.
  • Garantimos que cada grau para mais ou para menos é notado no meio ambiente e na conta do fim do mês.

2. E se aproveitarmos um pouco mais os recursos naturais como o vento e a luz do sol?

Está claro que nem sempre é possível investir muito dinheiro para adaptar a casa e torná-la sustentável, aproveitando ao máximo os recursos naturais. Nem todos podem se permitir mudar as janelas, construir varandas ou instalar placas solares.

A longo prazo é certo que isso nos ajuda a economizar muito dinheiro, porém a instalação requer um gasto mais elevado. Se não é possível fazer este investimento, anote algumas dicas simples:

  • Aproveite a luz do sol;
  • Pinte as paredes de uma cor que ofereça luminosidade;
  • Consiga correntes naturais de ar abrindo várias janelas em casa. É mais saudável para sua própria saúde também!

3. Algumas mudanças básicas na cozinha

Existem truques muito simples que nos ajudarão a economizar e criar um lar mais ecológico e sustentável, especialmente em muitas coisas que fazemos na cozinha. A seguir, deixamos alguns exemplos bem simples:

  • Sempre que puder use uma panela de pressão, economizará tempo, dinheiro e energia.
  • Se tiver que usar o forno, tente não abri-lo muitas vezes. A cada vez que o abrimos a temperatura cai aproximadamente 20 ºC.
  • Se tiver de descongelar algo, não use o micro-ondas. Opte por descongelar as coisas usando água a temperatura ambiente, por exemplo. Basta retirar aquilo que deseja cozinhar algumas horas antes de começar a fazer a comida.

4. Não deixe aparelhos eléctricos em modo standby

Quando vezes fazemos isso? Deixamos a televisão em standby, com aquele botão vermelho aceso, ou o computador, telemóvel a carregar durante a noite, etc.

Fazemos isso inúmeras vezes, sendo que isso supõe um gasto maior em nossa conta e, além disso, um modo de causar danos ao planeta.

5. Diga sim às lâmpadas de baixo consumo!

As lâmpadas de baixo consumo, ou de LED, são um pouco caras, mas duram até oito vezes mais e gastam até 80% menos de energia.

6. Electrodomésticos de baixo consumo

Como já sabe, nos últimos anos o mercado começou a lançar electrodomésticos de classe energética A ++ ou A +++. Sabe o que isso significa? Que consomem até 70% menos de energia em relação aos electrodomésticos de classe A. Vale a pena ir substituindo-os a medida que precisar.

7. Encha completamente equipamentos como máquina de lavar roupas e louças

  • Algumas pessoas costumam ligar esses equipamentos quando precisam lavar, por exemplo, só uma toalha e um pijama. Algumas pessoas podem chegar a usar a máquina de lavar roupas, em sua potência mínima, 3 vezes ao dia, quando na realidade poderiam esperar acumular mais roupas sujas para fazer apenas uma lavagem.
  • Evite também a pré-lavagem e use água fria sempre que for possível. Isso ajudará a economizar mais dinheiro!
  • O mesmo acontece com quem tem máquina de lavar louças. Vale a pena esperar para acumular mais pratos e copos e poder encher o electrodoméstico para então ligá-lo. Assim, gasta-se menos energia e água.

8. Um bom isolamento na casa

Feche as janelas, evite que entre frio vedando com massas próprias. Instale, se for possível, vidros duplos, use toldos, persianas ou qualquer elemento que possa evitar que precise usar ar-condicionado.  Às vezes, com pequenas mudanças na casa podemos economizar muito no fim do mês!

Fonte: http://melhorcomsaude.com/ 

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: