Se precisa de uma pilha mas não tem nenhuma em casa, pode usar esta dica incrível para tentar fazer uma com alguns itens caseiros.
A dica também é óptima como projecto científico para testar com seus filhos, se quiser ensiná-los um pouco sobre física. Tudo o que precisa é de algumas moedas e alguns outros objectos que deve ter em casa. O princípio por trás disto tem mais de 2000 anos e explica como as pilhas modernas funcionam.
Vai precisar:
- 10 moedas
- cartão
- papel alumínio
- vinagre
- tesoura
- fio eléctrico
- clips
Como fazer:
Primeiro, limpe as moedas mergulhando-as em uma solução de vinagre e sal. Mexa-as dentro do líquido por alguns minutos e depois seque-as com uma toalha de papel.
Use uma das moedas como molde para desenhar círculos no papelão. Corte os círculos usando a tesoura. (Neste exemplo foi desenhado um círculo a mais, apenas para ter um de reserva).
Encharque os círculos de papelão com vinagre.
Dobre um pedaço de alumínio várias vezes e trace um círculo nele. Corte com a tesoura e terá vários discos de papel de alumínio. Vai precisar de pelo menos 9 destes.
Chegou a hora de fazer a pilha. Comece com uma moeda e colocando um pedaço de papelão com vinagre em cima dela. Em seguida, coloque um disco de alumínio em cima e continue nesta ordem até ter usado nove círculos de papelão e nove de papel de alumínio. Coloque outra moeda em cima.
A pilha está praticamente pronta e pode ver aqui que ela já é capaz de produzir 4 volts de electricidade.
Para colocar a sua pilha em uso, use uma fita adesiva para prender o fio nos dois lados da torre de moedas.
Prenda os clips nas outras pontas dos fios. Agora, use a sua pilha de moedas para ligar um aparelho que não precise de muita electricidade; um controlo remoto, por exemplo.
Sua pilha de moedas funciona basicamente como uma pilha convencional. A acidez do vinagre age como um electrólito, que dissolve os átomos do alumínio e libera seus electrões. Os metais que liberam electrões chamam-se “metais ferrosos” e servem como pólo negativo. Metais como o cobre absorvem electrões e agem como pólo positivo.
Pilhas normais são feitas de carbono (ilustração: a parte preta no meio) invés de cobre, ácido de bateria, invés de vinagre (parte castanha na ilustração) e zinco, invés de papel alumínio (parte externa cinza claro na ilustração).
Quando os fios estiverem presos em um aparelho, como um controlo remoto ou lâmpada de LED, o circuito está completo e os electrões conseguem circular do alumínio para o aparelho pelo cobre.
Muito legal a pilha caseira!!!!