Determinados sintomas que parecem embaraçosos são muitas vezes o primeiro sinal dos mais diversos problemas de saúde. Alerta um especialista, Dr. Deyo Famuboni que exerce em Londres. Revelamos-lhe alguns dos sintomas embaraçosos que nunca deve ignorar.

Suor em excesso

A maioria das pessoas produz cerca de um litro de suor por dia. Mas cerca de três pessoas em cada 100 produzem dez vezes mais suor por dia. Este suor excessivo pode ser causado por problemas hormonais ou por reação a algum tipo de drogas (medicamentos, por exemplo). Encontrar a causa e trata-la é crucial.

Evacuações dolorosas

Esta sensação pode ocorrer devido a defecações muito ou pouco frequentes. Está muitas vezes relacionada com hemorróidas ou fissuras nos intestinos ou ânus, mas também pode ser um sintoma de cancro. É importante que trate este problema o mais depressa possível para prevenir obstipações severas, sangramento abundante e infeções nessa área. Obstipação associada a um sangramento abundante deve ser analisada por um médico e tratada com urgência.

Alterações nos mamilos

Mamilos invertidos ou que vertem algum tipo de líquido ou alterações na textura da pele circundante podem ser causados por problemas hormonais mas também podem ser sintoma de cancro da mama. Outras causas possíveis incluem stress, problemas de tiroide, algum tipo de medicação ou problemas renais. Todas têm tratamento.

Cheiro anormal

Quando o ambiente natural na vagina se altera, pode levar a um aumento excessivo de bactérias o que faz com que fique com um odor desagradável. Pode ainda levar a um corrimento estranho e provocar comichão. Deve ir ao médico de família ou consultar um ginecologista. Apesar de, normalmente, ser de tratamento fácil, se ocorrer durante a gravidez pode aumentar o risco de um parto precoce. Este sintoma está também muitas vezes associado a doenças sexualmente transmissíveis e inflamações pélvicas, por isso deve mesmo ir ao médico.

Barriga inchada

Apesar de muitas vezes ser causado por ter comido ou bebido produtos que causam gases, a barriga inchada também pode ser sintoma de outros problemas. Se não vê uma explicação possível, deve consultar o seu médico. Este sintoma pode estar associado à doença celíaca (intolerância ao glúten), fibromas, outros tumores ou cancro no útero ou ovários.

Incontinência

É possível que tenha perdas de urina enquanto faz exercício ou quando tosse, espirra, ri ou levanta pesos. Isto é conhecido como Incontinência Urinária provocada pelo stress e pode ser causado pelo aumento da pressão abdominal durante o exercício. Este sintoma também pode ser causado por uma condição chamada bexiga hiperativa, o que causa a incontinência de urgência. Algumas mulheres sofrem de ambos os tipos de incontinência. Pode ainda ser sintoma de infeções urinárias ou ser provocado por algum tipo de medicação que esteja a tomar. Um médico pode ajudar a travar este problema.

Perda de líbido

A causa deste sintoma pode estar relacionada com fatores físicos, psicológicos ou até com razões sociais. Este sintoma pode surgir devido a mudanças hormonais, embora que problemas como a depressão também possam provocar a diminuição da líbido. Falar com o seu médico pode ajudar a perceber se este sintoma é provocado por uma depressão ou pelo stress e a fazer o tratamento mais adequado.

Fonte: nocitiasaominuto.com

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.