Excelentes dicas para quem dorme mal

Uma noite mal dormida pode fazer muito à saúde para além de uma pessoa andar sempre sempre cansadas e cheias de dores de costas. Para este mal apresentamos aqui várias dicas para te ajudar a combater as insónias.

Dicas para ajudar a promover uma boa noite de sono:

1) Tente criar uma rotina – tente acordar e deitar-se sempre à mesma hora. É necessário, pelo menos 7 dias para ajustar os seus períodos de sono, e para desajustá-los basta um único dia.

2) Faça exercício regularmente -pessoas que têm por norma praticar qualquer tipo de exercício físico conseguem dormir melhor. Tente, nem que seja, fazer caminhadas de 10 a 20 minutos por dia.

3) Tomar um duche/banho quente – um banho quente antes de se deitar ajuda o seu corpo a relaxar.

4) Evite comer antes de se deitar – como o seu corpo está em processo de digestão, a sua frequência cardíaca aumenta para ajudar a metabolizar o que ingeriu. Isto também pode aumentar a frequência de acordar a meio da noite.

5) Evite bebidas alcoólicas antes de se deitar – apesar do álcool poder ajudá-lo a relaxar também pode diminuir a qualidade do seu sono fazendo-o acordar a meio da noite.

6) Evite bebidas com cafeína antes de se deitar – a cafeína faz-nos ficar mais alerta e pode promover a produção de adrenalina.

8) Ler um livro – apesar desta informação não ser comprovada cientificamente ler um livro pode ajudá-lo a sentir-se cansado e a adormecer mais facilmente.

9) Evite o uso de televisão/rádio no seu quarto – quanto mais calmo o ambiente for à sua volta, menos distracções terá e conseguirá adormecer com maior facilidade.

10) Mantenha uma temperatura adequada no seu quarto/cama – uma temperatura demasiado alta ou baixa poderá afectar o seu sono. Tenha especial atenção na quantidade de cobertores ou edredons que usa na sua cama.

11) Número de horas que devemos dormir por dia:

  • Até 1 ano de idade – 14 a 15h/dia
  • 1 aos 3 anos de idade – 12 a 14h/dia
  • 3 aos 5 anos de idade – 11 a 13h/dia
  • 5 aos 12 anos de idade – 10 a 11h/dia
  • 12 aos 18 anos de idade – 8.5 a 10h/dia
  • >18 anos de idade – 7.5 a 9h/dia

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