O que fazer para manter o pé de manjericão sempre vivo

Este clássico da gastronomia mediterrânea já povoa todos os supermercados e cozinhas: quem pode imaginar um molho pesto ou uma pizza sem manjericão?

É sem dúvida uma das ervas favoritas e mais populares do mundo.

Normalmente encontra-o na secção de verduras do supermercado. Embora ali ele esteja exuberante em toda a sua glória, três dias depois pode acabar indo parar ao lixo. Mas não se preocupe, isso pode ser evitado! Só precisamos de um pouco de esforço e colocar em prática as dicas a seguir.

1. Regar

Normalmente existem dois tipos de pessoas: as que afogam o manjericão e as que o deixam morrer seco. O ideal é manter a terra sempre húmida mas não encharcada. Além disso, deve molhar apenas a terra, não as folhas, para evitar o aparecimento de fungos.

2. O local

Para o manjericão, quanto mais luz, melhor. Se ele ficar dentro de casa, procure um canto onde bata o sol. O jardim e a janela são os melhores lugares para deixá-lo no verão. Ao ar livre e num vaso grande o suficiente ele tem mais espaço para crescer.

3. O vaso

Plantas precisam de espaço. Para isso, pode dividir uma planta comprada em loja em quatro e colocar cada muda em um vaso diferente com bastante terra adubada.

4. A terra

Não use terra para ervas, mas sim terra adubada e cheia de nutrientes.

5. Fertilizante

Fertilize o manjericão uma ou duas vezes ao mês com um fertilizante líquido orgânico para planta com folhagem (se ele estiver no exterior, basta uma vez a cada 6 semanas). A planta agradecerá com uma grande quantidade de folhas e isso evitará que se crie pragas como os ácaros-aranha.

6. Colheita

Muita gente pensa que o melhor é retirar as folhas de diferentes ramos para que nenhum deles fique muito debilitado. O certo, no entanto, é cortar os talos inteiros. Desta maneira, o crescimento será maior pois nascerão mais brotos e folhas nas zonas dos cortes.

7. Flores

Além de tudo, ao cortar os talos inteiros, pode controlar as flores. Quando a planta floresce, as folhas caem e perdem o aroma. Mas se esquecer de cortar um talo, tudo bem: as flores também são comestíveis e muito gostosas, inclusive.

Quando leva o manjericão para casa, ele chega bastante stressado. Isso porque os ramos ficam muito apertados nos vasos, eles recebem poucos nutrientes e o transporte os danifica. Por isso que eles acabam morrendo facilmente. Porém, se fizer as devidas adaptações e proporcionar a essa planta um bom cuidado, ela vai crescer lindamente, com aroma e durar bastante.


Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

559,314FãsGosto
9,315SeguidoresSeguir
103,764SeguidoresSeguir
71SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana

Álcool com alho um insecticida caseiro muito eficaz!

Neste artigo ensinamos a preparar um insecticida extremamente poderoso, mas 100% biológico. Com a chegada do...