Este clássico da gastronomia mediterrânea já povoa todos os supermercados e cozinhas: quem pode imaginar um molho pesto ou uma pizza sem manjericão?

É sem dúvida uma das ervas favoritas e mais populares do mundo.

Normalmente encontra-o na secção de verduras do supermercado. Embora ali ele esteja exuberante em toda a sua glória, três dias depois pode acabar indo parar ao lixo. Mas não se preocupe, isso pode ser evitado! Só precisamos de um pouco de esforço e colocar em prática as dicas a seguir.

1. Regar

Normalmente existem dois tipos de pessoas: as que afogam o manjericão e as que o deixam morrer seco. O ideal é manter a terra sempre húmida mas não encharcada. Além disso, deve molhar apenas a terra, não as folhas, para evitar o aparecimento de fungos.

2. O local

Para o manjericão, quanto mais luz, melhor. Se ele ficar dentro de casa, procure um canto onde bata o sol. O jardim e a janela são os melhores lugares para deixá-lo no verão. Ao ar livre e num vaso grande o suficiente ele tem mais espaço para crescer.

3. O vaso

Plantas precisam de espaço. Para isso, pode dividir uma planta comprada em loja em quatro e colocar cada muda em um vaso diferente com bastante terra adubada.

4. A terra

Não use terra para ervas, mas sim terra adubada e cheia de nutrientes.

5. Fertilizante

Fertilize o manjericão uma ou duas vezes ao mês com um fertilizante líquido orgânico para planta com folhagem (se ele estiver no exterior, basta uma vez a cada 6 semanas). A planta agradecerá com uma grande quantidade de folhas e isso evitará que se crie pragas como os ácaros-aranha.

6. Colheita

Muita gente pensa que o melhor é retirar as folhas de diferentes ramos para que nenhum deles fique muito debilitado. O certo, no entanto, é cortar os talos inteiros. Desta maneira, o crescimento será maior pois nascerão mais brotos e folhas nas zonas dos cortes.

7. Flores

Além de tudo, ao cortar os talos inteiros, pode controlar as flores. Quando a planta floresce, as folhas caem e perdem o aroma. Mas se esquecer de cortar um talo, tudo bem: as flores também são comestíveis e muito gostosas, inclusive.

Quando leva o manjericão para casa, ele chega bastante stressado. Isso porque os ramos ficam muito apertados nos vasos, eles recebem poucos nutrientes e o transporte os danifica. Por isso que eles acabam morrendo facilmente. Porém, se fizer as devidas adaptações e proporcionar a essa planta um bom cuidado, ela vai crescer lindamente, com aroma e durar bastante.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.