De maneira geral, somos muito estritos no que diz respeito aos alimentos, nos desfazemos deles assim que o prazo de validade expira, mesmo que a comida ainda esteja boa para consumo. 

Mas quando se trata de utensílios domésticos, fazemos justamente o contrário e os conservamos durante anos, no entanto, de quanto em quanto tempo estes utensílios deveriam ser trocados para o bem da nossa saúde e segurança?

Isso poucas pessoas sabem, tome nota das seguintes 10 coisas que deveria trocar depois de um certo tempo de uso.

Almofadas

Deveria trocar as almofadas a cada dois ou três anos. Primeiro, porque com o tempo elas se convertem em um ambiente especialmente propício para os ácaros. Segundo, porque eles perdem a forma com o uso prolongado, o que pode causar tensão e dor no pescoço.

Extensões múltiplas

Claro, as extensões múltiplas não costumam ser perigosas. No entanto, deve prestar atenção se a está usando com muita frequência, já que ela também tem um mecanismo interno que pode falhar. Lembre-se que muitas vezes os incêndios são causados por curto-circuito dentro de casa, por isso, é bom fazer uma revisão na parte eléctrica a cada dois anos e evitar emendar muitas extensões.

Sutiã

Com o tempo, o sutiã se torna incómodo, seja porque perdeu a elasticidade, se deformou ou já não oferece o sustento necessário. Então, pode se desfazer dele sem culpa, é bom dizer adeus a ele depois de dois anos de uso.

Escova de cabelo

A escova de cabelo dever ser limpa pelo menos uma vez por semana. O ideal é retirar os fios de cabelo presos nela  depois de se pentear. Recomenda-se substituí-la depois de um ano de uso contínuo, e até mesmo um pouco antes se a escova tiver cerdas naturais.

Produtos desinfestantes

Os produtos desinfestantes podem ser usados por três meses; passado esse tempo, perdem sua eficácia.

Insecticida em spray

Da mesma maneira que os desinfestantes, os insecticidas em aerossol, como os contra mosquitos, perdem a eficácia depois de um tempo. Eles não duram mais do que dois anos.

Extintor 

Os extintores de incêndio devem ser deitados fora profissionalmente depois de 20-25 anos. Claro, é importante trocar seu conteúdo a cada dois anos, mesmo que nunca tenha sido usado. Se o dispositivo apresentar danos evidentes, é necessário substituí-lo imediatamente.

Chupetas

Tanto as de látex como as de silicone têm uma duração aproximada de dois meses. No entanto, se a chupeta de látex começar a ficar pegajosa antes desse tempo, ela deve ser substituída imediatamente. Também é necessário se desfazer das de silicone se elas apresentarem rasgos. Além disso, troque a chupeta da criança depois de uma doença para evitar contacto com bactérias e vírus.

Esponja

Na verdade, a esponja é o objecto menos saudável da cozinha porque as bactérias e fungos se reproduzem com maior facilidade em ambientes húmidos. Por isso, troque a esponja a cada duas semanas, ou pelo menos limpe-a em água fervida para que as bactérias sejam eliminadas e possa utilizá-la novamente com segurança.

Escova de dentes

Como já mencionamos, as bactérias florescem quando expostas à humidade e o calor. E elas sempre encontram um canto para se hospedar, como a escova de dentes, troque-a a cada três meses. Os dentistas inclusive recomendam a troca a cada mês. Da mesma maneira, é aconselhável substituí-la depois de uma doença, já que estará contaminada com bactérias.

Se os filamentos se abrirem e se desgastarem antes do tempo, também está na hora de trocá-la.

Se os utensílios domésticos não tiverem uma data de validade específica, é muito útil que pesquise seu tempo ideal de duração. O bom senso e o grau de desgaste do produto também te indicarão o momento de fazer a troca.


DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome