7 Benefícios que fazem da banana uma grande aliada para a nossa saúde

Uma das frutas mais adoradas, saborosas e consumidas do mundo, além de uma das mais energéticas que existem, é a banana, um produto da natureza conhecido desde os tempos antigos e originalmente das regiões do sudeste da Ásia.

Além de deliciosa, sabe-se que a banana é uma fruta rica em nutrientes, realmente benéfica para a saúde, tanto que muitas vezes é recomendada como uma “cura” contra alguns estados debilitantes dos quais nosso corpo pode sofrer, ou como contribuição de energia ao praticar desporto.

Além de suas propriedades mais conhecidas, a banana possui muitas outras, o que a torna realmente um excelente alimento.

1. Elas são ricas em fibras, antioxidantes e nutrientes

Poucas proteínas, quase nenhuma gordura, carboidratos e cerca de 105 calorias cada: assim podemos resumir a contribuição nutricional desta maravilhosa fruta exótica. A tudo isso, obviamente, são adicionados potássio, fibras, vitaminas e antioxidantes, substâncias que a tornam excelente para nos fornecer energia de maneira saudável e natural.

2. Elas melhoram a digestão

Graças às fibras que contêm e ao amido resistente, as bananas podem nutrir bactérias intestinais, salvaguardando a saúde desse órgão e do cólon e facilitando a digestão.

3. Regulam o açúcar no sangue

Como são ricas em pectina e amido resistente, as bananas são capazes de moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições e reduzir o apetite, retardando o esvaziamento do estômago. Além disso, elas têm índices glicémicos médios a baixos.

4. Elas ajudam-nos a perder peso

Dadas as suas características nutricionais, a banana é perfeita para nos satisfazer por um longo tempo sem ser onerosa para o nosso peso corporal, dadas as baixas calorias.

5. Eles melhoram a saúde renal

Como? Graças ao potássio de que são ricas por excelência. Esta substância, de fato, é essencial para controlar a pressão sanguínea e promover a função renal adequada. Vários estudos a esse respeito relacionaram o consumo de bananas a probabilidades menores de desenvolver doença renal.

6. Elas são amigas do nosso coração

Sempre graças ao potássio, que regula e pode reduzir a pressão arterial, consumir bananas regularmente também significa ajudar a saúde do coração. A pressão arterial baixa também significa menos risco de ocorrência de doenças cardíacas.

7. Potássio e carboidratos, exercício perfeito

A banana é universalmente reconhecida como uma fruta para os atletas. O motivo é simples: com a ingestão de minerais e carboidratos, é um verdadeiro tesouro de energia, fornecendo um excelente suprimento antes, durante e após o exercício.

Dentro dos limites de um uso não excessivo e consciente, fica claro que a banana é uma fruta poderosa, uma aliada benéfica e fundamental para o nosso bem-estar físico.

Lembramos que este artigo é apenas para fins informativos e, em nenhum caso, pode substituir o conselho de um médico. Se tiver dúvidas sobre a sua dieta ou a sua saúde, é sempre aconselhável consultar um especialista.

Fonte: Healthline


Mais Dicas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

578,268FãsGosto
11,560SeguidoresSeguir
269,570SeguidoresSeguir
105SubscritoresSubscrever

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana