Os frutos secos são ricos em nutrientes concentrados, ricos em gordura de origem vegetal, mais saudável do que muitas das de origem animal. Alguns desses frutos contêm também ácido alfa-linolénico (do tipo ômega 3), benéfico para a prevenção cardiovascular. Estes frutos são muito benéficos para a saúde, se consumidos em certas quantidades, descubra aqui os benefícios dos principais frutos secos.

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Tenho colesterol alto: nozes, avelãs e amêndoas

Se existe um benefício maior das frutas secas é sua contribuição para a saúde cardiovascular. “As amêndoas e avelãs contêm ácidos graxos monoinsaturados, essenciais porque ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue”, diz Marta María Suárez, presidente da Associação dos Nutricionistas de Madri (ADDINMA). “Um consumo de 60 gramas por dia reduz em 7,8% os níveis de colesterol”, afirma o professor Salas-Salvadó. Segundo o especialista, as nozes são o único fruto seco com óleos poli-insaturados do tipo ómega 3, os quais, além de reduzirem o colesterol, diminuem a pressão arterial e previnem outras doenças do coração, como publicou a Universidade de Maryland (EUA). As avelãs diminuem os níveis de homocisteína, um aminoácido que pode danificar o revestimento das artérias (a Universidade Hacettepe, da Turquia, referenda o dado). E um estudo finlandês afirma que os flavonoides (que se encontram na pele das amêndoas) também cuidam do coração.

Estou constipado: pistachios e nozes

As dietas ricas em fibras vegetais, além disso, podem reduzir o risco de cancro de cólon, como afirmam na Universidade de Toronto (Canadá).

Tenho excesso de peso: amêndoas, avelãs e nozes

“Percebeu-se que quem as consome com frequência tem menos risco de ganho de peso e de desenvolver a obesidade com o tempo”, afirma Jordi Salas-Salvadó. “Se ingerimos uma quantidade de calorias na forma de frutas secas voltaremos a ter fome bem mais tarde do que se ingerimos essa mesma quantidade de calorias em outro tipo de alimento”, afirma o doutor Francisco Botella. “Os frutos secos oleosos, amêndoas, avelãs e nozes, sobretudo, são os mais valorizados dentro de um plano de alimentação, especialmente pela qualidade da gordura que oferecem”, afirma Marta María Suárez.

Estou grávida: amendoins e avelãs

Nesse caso, fica amiga dos amendoins e das avelãs. Os primeiros contêm 145 µg de folato (a forma natural do ácido fólico) em cada 100 gramas e, os segundos, 113. Também não desprezes as nozes, com 91. As amêndoas, por sua vez, apenas 22. Uma vez que a ingestão diária recomendada em adultos é de cerca de 200 a 400 µg (segundo a Faculdade de Farmácia da Universidade Complutense de Madri), a contribuição destas frutas é considerável. Mas, sem dúvida, não substituem o tratamento prescrito pelo médico.

Sou diabético: castanha de caju, amêndoas, pinhões e pistachios

“As frutas secas contribuem com uma quantidade importante de oligoelementos (minerais de que necessitamos em pequenas quantidades): magnésio, manganés, cálcio, fósforo, ferro, potássio, zinco, cobre e selénio”, enumera a nutricionista Marta María Suárez. O magnésio, presente mais abundantemente nas castanhas de caju (292 mg / 100 g), amêndoas (270 mg) e pinhões (251 mg): “É bom contra a resistência à insulina, o que evitaria o desenvolvimento do diabetes”, explica Jordi Salas-Salvadó. Cientistas da Escola Pública de Saúde de Harvard (nos EUA) descobriram uma relação inversa entre a ingestão de magnésio e o risco de diabetes, recomendando que se aumente o consumo de alimentos que os contêm, entre eles as frutas secas. Os pistachios têm o recorde de potássio (1.025 mg), cuja carência é um factor de risco para o diabetes, segundo a Universidade de Duke (Reino Unido).

Quero prevenir a demência: amêndoas e avelãs

O professor Salas-Salvadó destaca a importância das frutas secas na prevenção da perda cognitiva, provavelmente em consequência de tudo o mais: “se protege do diabetes, da hipertensão, não engordam, melhoram a função do endotélio [tecido interno do coração e dos vasos sanguíneos] e a oxidação e inflamação, está favorecendo a função cognitiva”.

A minha pele está sem vida: amêndoas e avelãs

A qualidade antioxidante das frutas secas influi em todas as células do organismo, incluindo as da pele: neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. “A vitamina E é fundamental para a manutenção de uma pele saudável”, afirma a Universidade de Oregon (EUA).

Sofro com menstruações difíceis: pistachios

Dor, irritabilidade? As frutas secas podem aliviar. As vitaminas do grupo B são benéficas no tratamento dos sintomas da síndrome e da tensão pré-menstrual, segundo um estudo do Hospital North Staffordshire (Reino Unido). E sim: as frutas secas também incorporam importantes quantidade dessas importantes vitaminas.

Quero render mais no desporto: amêndoas

Em 2014, pesquisadores do Instituto Nacional de Medicina Desportiva da China fizeram um estudo curioso: pediram a um grupo de oito ciclistas bem treinados e a dois triatletas que consumissem 75 gramas de amêndoas por dia. E em seguida conduziram um acompanhamento de suas evoluções em uma pista de ciclismo, em sessões de 20 minutos. Depois de 10 semanas, tinham aumentado a distância percorrida nesse período de tempo em 1,7 quilómetros em média. As amêndoas, concluíram, “regulam as reservas de hidratos de carbono, a capacidade antioxidante, o transporte de oxigénio e o metabolismo”.

Tenho dor nos ossos: amêndoas e pinhões

Os frutos secos são “uma alternativa para complementar o cálcio da dieta; este interfere na mineralização óssea e na contracção muscular. As amêndoas são as frutas secas que mais contribuem com cálcio”, explica Marta María Suárez. Com 269 mg de cálcio em cada 100 gramas, as amêndoas não têm rival. Enquanto isso, os pinhões são ricos em zinco (6,45 mg) e este mineral pode favorecer a formação dos ossos (importante na idade de crescimento), estimulando a criação de células e a actividade das fosfatasses (enzimas com alta presença nos ossos), segundo conclui um estudo da Universidade de Andong (Coreia).

Fonte: soutaoboa.com

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1 COMENTÁRIO

  1. São dicas muito valiosas para quem deseja ter qualidade de vida no seu dia a dia. E nada muito complicado de fazer, tanto na área culinária, quanto na área de saúde. Para um tempo e repensar um novo projeto de vida é fundamental para quem deseja viver saudável e com menos complicações de stress no cotidiano. E mesmo que aconteça, o seu corpo, a sua mente estarão preparados para suportar toda pressão com as mudanças de paradigmas e buscando uma alimentação sadia e saudável. Claro que sempre se deve consultar o seu médico, antes de fazer essas mudanças, mas pode ter certeza que sua vida será muito melhor.

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