A sementes de chia são umas pequenas sementes escuras, brancas ou acinzentadas. São um superalimento, por serem boa fonte de proteínas e conterem todos os aminoácidos essenciais, proteínas, vitaminas e minerais, além de fibras solúveis e insolúveis.

Descubra aqui porque deve consumir regularmente sementes de chia:

Benefícios:

Fonte de antioxidantes naturais

São moléculas instáveis liberadas pelo organismo e que em excesso podem ser tóxicas.

Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, que podem causar doenças cardiovasculares, diversos tipos de câncer e envelhecimento precoce.

A chia, por ser rica em antioxidantes naturais, atua justamente de forma a neutralizar a ação dessas moléculas, contribuindo para manter a saúde do coração, além de deixar a pele, o cabelo e as unhas ainda mais saudáveis.

Ajudam a emagrecer

A chia se tornou muito popular nos últimos anos, devido a sua fama de ser ótima para quem quer perder peso. E isso é realmente verdade, devido ao fato das sementes nos manterem saciados por mais tempo, já que quando estas entram em contato com água, elas rapidamente incham, e ajudam a preencher o estômago.

Além disso, alguns estudos apontam que consumir chia regularmente ajuda na luta contra aquelas gordurinhas localizadas.

Controle da diabetes

A chia também é uma grande aliada para quem sofre com o diabetes ou para aqueles que querem prevenir essa doença.

Quando essa semente é consumida junto com alimentos que são fontes de carboidratos, ela diminui a velocidade com que eles são absorvidos.

Isso faz com que a glicose também seja liberada mais lentamente, impedindo que o pâncreas fique sobrecarregado com a produção de insulina.

Ossos e dentes fortes

Muitos povos que consomem a chia regularmente acreditam que essas sementes os tornam mais fortes e resistentes.

Isso é bastante verdade, pelo menos quando falamos dos nossos ossos e dos dentes. Tem em sua composição alto teor de cálcio, magnésio, ferro e zinco, minerais com papel importante para a saúde e o fortalecimento dos ossos e dentes.

Coração mais saudável

Por ser rica em ácidos gordos como o ómega 3, o consumo de chia é muito benéfico também para o coração.

Mais Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.