Dicas para enxertar árvores de fruto de forma fácil e na altura certa

publicidade

Enxertar é uma prática que consiste no cruzamento de duas plantas diferentes, a fim de dar vida a uma espécie de planta que garante o melhor de ambas em características.como-enxertar-as-arvores

O enxerto é uma técnica que pode ser praticada também no próprio jardim em casa. Por exemplo, se tem que lidar com uma árvore de pera que tem uma estrutura frágil, mas ainda é capaz de dar excelentes frutos e com uma pereira que, em vez disso, é muito mais resistente, as duas plantas podem ser enxertadas para ter uma planta com frutos suculentos e agradáveis e ainda assim bem resistente. Se quiser praticar, você só precisa de um pouco de fita adesiva e um par de tesouras de jardinagem

Para aqueles que são amadores, o conselho é começar com a assim chamada técnica de enxertia em forma de T, que além de ser aquela mais comum entre os agricultores é também a menos complicada de realizar. Geralmente, o melhor período para a realização dos enxertos é a primavera, pois nesta estação a casca tem uma camada interna bastante suave. A primeira operação que deve ser feita, é realizar em uma planta destinada a enxertar, um corte, de modo que possa pegar um pequeno gomo: é melhor praticar um corte muito profundo, para chegar até a camada interna da casca (aquela de cor verde vivo).

Depois disso, deve executar na casca da árvore hóspede um corte em forma de T: em correspondência com este corte, o enxerto deve ser juntado à árvore hóspede. Depois disso, o ramo deve ser envolvido com um pouco de fita adesiva, de modo que as duas partes formem um bom conjunto. Deste ponto em diante, com o passar do tempo, o corte lentamente irá se curar: Então, você pode remover o curativo. O enxerto, portanto, está pronto: não há nada a fazer senão esperar que a planta tenha seus frutos.

como-enxertar-as-arvores2

O enxerto é classificado entre as técnicas que marcaram o nascimento e desenvolvimento da fruticultura. Se a multiplicação de uma planta através de sementes dá origem a indivíduos heterogéneos que diferem dos seus pais, tendo algumas características em comum com eles (a assim chamada reprodução sexual ou sexuada), através do enxerte o mesmo subjeto pode ser multiplicado, de tal maneira que as características da planta de origem possam permanecer inalteradas de todos os pontos de vista (a assim chamada reprodução assexual ou assexuada).

No momento que se encontra uma planta que é considerada melhor do que a outra, que seja pela resistência ou pela qualidade dos frutos, o enxerte permite de replicá-la em uma série de novos indivíduos praticamente infinitos, de forma perfeita. Com o passar das “gerações” é assim realizado um trabalho contínuo de seleção que, em virtude da multiplicação, dá origem as espécies desejadas.

juntar-enxerto-arvore

Em essência, o princípio do enxerte se apoia à capacidade de todas as plantas de curar os cortes, isto é, as feridas, graças à troca, de um tecido específico, que está localizado entre os círculos da madeira e da casca e é o responsável da cura, ou seja, do successo do enxerto. A troca no decurso do período de crescimento, é afetado por um crescimento contínuo, graças à geração de novos tecidos vasculares e ajuda a assegurar que a seiva seja transportada de forma eficiente, de modo a que o diâmetro dos órgãos lenhosos e do tronco possam crescer de forma progressiva.

publicidade

Outras Ideias:

43 COMENTÁRIOS

  1. “Enxertar é uma prática que consiste no cruzamento de duas plantas diferentes, a fim de dar vida a uma espécie de planta que garante o melhor de ambas em características.”?
    Plantas não são animais.
    Estará a confundir com polinizar?
    Parece-me que vai ter que rever a definição.

    • Numa enxertia não há “cruzamento” entre duas plantas – isso ocorreria se houvesse polinização da flor de uma com pólen de outra e daí surgisse uma semente. A enxertia é apenas a junção de duas partes de duas plantas diferentes; na maior parte dos casos, a raiz de uma planta fica a “alimentar” a parte aérea que provém de outra planta e tem as características dessa outra planta. Ficamos assim com uma planta que é um composta de duas partes com genótipos diferentes. Uma enxertia nunca dá origem a uma nova “espécie”. Uma espécie é um “conjunto de indivíduos que partilham o mesmo fundo génico, morfologicamente semelhantes e capazes de se cruzarem entre si em condições naturais, estando isoladas reprodutivamente de outros grupos semelhantes, com os quais, quando se cruzam, não originam indivíduos férteis”

  2. Bom dia a todos……………
    Esta técnica já é velha, o meu pai já a fazia a 50 anos, era o que nos chamávamos enxerto de borbulha.E eu estou a espera da primavera para o fazer em varias videiras e árvores de fruto!

  3. Ja tentei enxertar varias arvores de fruto,incluindo figueiras,pereiras e outros mais mas sem sucesso algum.
    Agora pergunto podera alguem informar-me o k fiz de errado,e kual e o melhor metodo mais eficaz pra conseguir um bom resultado..
    Obrigado…

    • Depende da técnica usada e em que altura do ano foi…. Para plantas diferentes existem métodos e meses mais indicados. E depois a qualidade do enxerto…convém coincidir sempre o melhor possível a casca com casca e madeira com madeira sem espaços ocos….e depois a solidez do atilho…

    • Cicatrizantes para podas e enxertos .. havia o alcatrão agora há produtos em bisnagas ou para pincelar de cor acinzentado nos akis/Leroy’s/agrilojas… Mas há quem use colas ou tintas 🙂

  4. Bom dia,

    Comecei o ano passado a tratar de arvores que os meus pais me deixaram.
    Quando se pode efetuar enxertos em arvores, como:
    – citrinos
    – pereiras
    – pessegueiros
    Não é fácil encontrar um site que nos possa esclarecer datas para o fazer.
    Agradeço que me possam esclarecer

  5. tenho todo o intresse em aprender como se fazem enxertias. Tenho algumas arvores de fruto talves precisacem de ser enxertadas mas nao sei ao certo como fazer. Obrigado JS.

  6. Caros amigos a enxertia de garfo normal já comeca a ser muito tarde ou até não dar para a oliveira de garfo é a melhor altura agora,de berbolho é em maio as outras pelo São João

  7. Boas malta td bem por aqui ?? Deixo aqui uma dica de exercia – Macieiras de janeiro a março + pereiras + cerejeiras , o pessegueiros dezembro a 15 de janeiro

    Cumprimentos
    Carlos

    • Respondendo especialmente ao José Elói- Eu adoro a enxertia, seja de que árvore for. Tenho por exemplo macieiras com quatro qualidades de maças e uma delas por engano enxertei de pereira e tenho então um ramo com peras muito boas.
      Os tipos de enxertos que mais utilizo são os de “encosto” e “cunha”.
      Tenho duas nespereiras que nunca dão fruto porque flor vem em Dezembro e as geadas queimam todos os anos, hoje, para experimentar enxertei cerejeira nas nespereiras, vamos ver o que acontece!… enxertei então de encosto e cunha. Como dois dos ramos já eram grossos, fiz dois golpes em cruz e meti quatro enxertos de cerejeira em cada ramo, em cunha, apliquei fita cola(preta) e junto aos enxertos coloquei a massa própria, ficando tudo bem tapado. Nunca se pode permitir que entre ar nos enxertos, senão é quase certo que não temos sucesso.

  8. caros tenho uma ameixoeira que já tem uns 8 anos e nunca deu nada.Venho perguntar se por acaso posso enxertar com por exemplo pecegueiro ou outra coisa por agora obrigado.

    • Se fosse minha faria em uma pernada uma enxertia e esperava mais algum tempo, poderá ter uma frutíferas de excelente qualidade ,sem serem enxertadas levam tempo a dar frutos.

  9. Plantas de árvores que são nascidas de caroço,raramente chegam a dar fruto,certo?por exemplo pessegueiro?agradecia vossa resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Redes Sociais

Dicas Recentes

Publicidade

Top da Semana