Os benefícios do café estão cada vez mais evidentes, ainda que, durante muito tempo, se tenha acreditado que ele poderia fazer mal à saúde. São vários os estudos que demonstram que o consumo de café pode ser muito benéfico para a saúde, sempre que ocorrer em quantidades moderadas todos os dias.

figado

O consumo de café reduz o risco de fibrose em pessoas com o fígado gorduroso

Em outro estudo, também publicado na revista Hepatology, foi revelado que o consumo de café reduz significativamente o acumulo de tecidos conectivos (fibrose) no fígado naqueles pacientes que sofrem de fígado gorduroso não alcoólico. O estudo determinou que a cafeína que se consome através do café pode reduzir a fibrose nas pessoas com fígado gorduroso, assim como nas pessoas com doença hepática cronica.

Para realizar esta investigação, os cientistas entrevistaram 306 pessoas sobre o seu consumo de cafeína e os dividiram em quatro grupos para serem classificados: pacientes sem sinais de fibrose na ultrassonografia (grupo de controle), pacientes com esteatose e pacientes com esteato hepatite não alcoólica em estágios 0 -1 e 2-4.

Os pacientes com esteatose que consumiram café mostraram uma diferença significativa em comparação com os pacientes em estágio 0-1 de esteato hepatite.

O consumo de café foi maior em pacientes com esteato hepatite nível 0-1, com 58% da ingestão de cafeína do café normal, em comparação com os pacientes de esteato hepatite nível 2-4, com somente 36% do consumo de cafeína do café normal.

Segundo os especialistas, são necessários mais testes e investigações para examinar a quantidade de consumo de café nos resultados clínicos.

Benefícios do café

cafe-beneficios

  • Investigações recentes determinaram que o café poderia prevenir e proteger contra a diabetes, assim como contra alguns tipos de câncer relacionados à obesidade, o estrogênio e a insulina, como o cancro do endométrio.
  • Por seu alto teor de antioxidantes, o café está relacionado à prevenção do cancro de bexiga e de fígado.
  • Reduz os riscos de sofrer de cirrose
  • Diminui o risco de ter doenças cardíacas, graças ao seu alto conteúdo de flavonoides
  • É recomendado para reduzir a dor de cabeça e alguns tipos de enxaqueca
  • Seu consumo está relacionado à diminuição do risco de cálculos biliares e doenças na vesículala
  • O café alimenta a flora bacteriana, que nos protege do surgimento de doenças
  • O consumo de café também estimula a secreção gástrica, ativa a produção da bile e a contração da vesícula biliar, e assim melhora significativamente a digestão
  • Inúmeros estudos científicos identificaram que as pessoas que consomem três xícaras de café por dia possuem um risco até 50% menor de sofrer deteriorações cognitivas.

Fonte: melhorcomsaude.com

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.