Testamos 10 dicas de cozinha e não é que funcionam mesmos


Dicas de cozinha dos tempos dos nossos avós que ainda hoje são muito úteis.

Quer seja para deixar os alimentos frescos por mais tempo, descascar cebola sem chorar ou abrir uma garrafa de vinho sem usar o saca-rolhas, todos nós temos nossos truques na cozinha que provavelmente aprendemos com nossos pais ou avós.

Aqui estão 10 deles, testados e aprovados, que não irão te desapontar.

Descascar ovos

Para ser mais fácil descascar os ovos, coloque-os na água fria após serem cozidos. Este truque é bastante antigo. Quando o ovo passa da água fervente para uma água consideravelmente fria, a casca, pele e a clara encolhem em proporções diferentes, causando pequenas rachaduras que te facilitam na hora de o descascar.

A idade do ovo também é a chave para saber o quão facilmente ele irá descascar depois de ir para a água fria.

Se quiser guardar os ovos cozidos para comê-los em outra altura, evite usar este truque, já que as rachaduras na casca farão com que ele estrague mais rápido.

Tirar a rolha de uma garrafa

É quase impossível abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolha. Mas se tiver uma caixa de ferramentas em casa, tenta enfiar um parafuso na rolha e puxá-la com um alicate.

Se não tiver ferramentas à mão, tente colocar a garrafa em um sapato e enrolar a parte de baixo em uma toalha. Em seguida, bata o fundo da garrafa contra a parede ou no chão. O impacto deve lentamente forçar a rolha para cima até conseguir retirá-la com a mão.

Descascar alho

Para descascar alho de maneira rápida e eficiente, coloque os dentes em um pote de vidro com tampa de rosca, feche e sacuda bem o vidro por alguns segundos. Esta dica é muito boa para quem deseja descascar vários dentes de alho de uma só vez. Não se esqueça de cortar primeiro as extremidades e balançar o pote com o máximo de força possível, ou o truque não vai funcionar tão bem.

Manter as maçãs frescas

Aqui está outro truque conhecido que pode usar para evitar o desperdício. Pingue algumas gotas de sumo de limão siciliano nas fatias da maçã para evitar que elas fiquem amareladas. Funciona mesmo.

Congelar ervas

Se não tem uma estufa, não é fácil cultivar ervas em casa, especialmente em lugares com inverno mais rigoroso. Mas não se preocupe, pode fazer isso colocando-as em sono criogênico. Depois de lavar, secar e picar as ervas, coloque-as em formas de gelo.

Em seguida, cubra-as com azeite, que evita que o frio as queime e as deixe amareladas. Quando congela as ervas desta maneira, elas também retêm o sabor e o aroma. Este truque funciona para ervas mais robustas, como alecrim, sálvia, orégão, cebolinha e salsa de folha plana. Use azeite extra-virgem de boa qualidade para ter melhores resultados.

Proteger o gelado

Coloque um filme pvc na boca do pote do gelado antes de fechá-lo. Isto garante que o pote não se encha de ar e não absorva os odores dos outros alimentos do congelador. Este método também previne cristais de gelo de se formarem no gelado.

Manter o manjericão fresco

O manjericão comprado em mercados tem a reputação de estragar rapidamente. O motivo disso, é que o manjericão é uma planta muito sensível e é frequentemente vendida antes de estar totalmente desenvolvida.

Para tirar o máximo proveito do manjericão, enrole a planta em um saco plástico e corte cerca de 1,30 cm dele todos os dias. Assim como garantir que a temperatura fique sempre por volta de 21ºC, mantenha a planta longe das janelas que estiverem viradas para o sul e tenha cuidado com a quantidade de água que coloca. Retire sempre primeiro as folhas maiores.

Substituir cubos de gelo

Frutas congeladas, como framboesas ou uvas são óptimas para se colocar nas bebidas, no lugar dos cubos de gelo. Ao contrário das frutas congeladas, o gelo derrete e deixa a bebida aguada. As frutas refrescam a bebida sem diluí-la, além de darem um toque mais decorativo.

Manter as bananas frescas

As bananas mantêm-se frescas quando as coloca no frigorífico. Apesar de a casca ficar castanha, a fruta em si mantém-se tão fresca como no dia em que a colocou no frigorífico.

Só tenha cuidado para o cheiro da banana não dominar o frigorífico e deixar os outros alimentos com o mesmo gosto.

Picar cebolas sem lágrimas

Quando corta uma cebola, as células destruídas soltam um gás que a protege de seus inimigos naturais. Na cozinha, esse gás irrita os olhos.

A água pode ajudar a evitar essas lágrimas. Simplesmente molhe a cebola, faca e tábua de cortar enquanto aguenta um pouco de água dentro da boca. A água absorve um pouco do gás e evita que boa parte dele entre em contacto com os olhos.

Talvez já conheça alguns destes truques, mas estes clássicos nunca saem de moda e não têm erro. Quem sabe quando será a próxima vez que vai precisar de um saca-rolhas?

Faça gosto na nossa página de facebook:


Vai Gostar De Ver: