O lírio é uma planta muito apreciada, elas encantam e trazem ma frescura a qualquer ambiente. Por isso, para quem está pensando em plantar lírios em casa e de como os cuidar, o 1001ideias tem uma óptimas dicas para si neste artigo sobre lírios.

Principais cuidados com os lírios:

Como Regar?

Não precisa se preocupar muito com a rega. Se tiver plantado, logo em seguida é necessário regar para que o solo húmido incentive a floração. No entanto, depois de nascer, só precisa irrigar uma vez a cada semana. Já em épocas mais secas, pode intensificar a rega a 2 ou 3 vezes na semana, dependendo do local que o lírio se encontra.

Os lírios são plantas que não necessitam muito de água, e se a terra estiver húmida ou encharcada, o bulbo pode acabar apodrecendo. Por isso, só precisa realizar a rega quando achar necessário.

Qual o espaço ideal?

Os lírios podem ser plantados ou mantidos dentro de casa, mas deve dar preferência para locais com fácil escoamento. Para saber qual é o melhor local, observe qual é a área de sua casa que seca mais rapidamente, depois de uma chuva, por exemplo, que as restantes.

Outra opção é plantar o seu lírio de forma inclinada, assim a água escoa facilmente. Pode plantar em um canteiro suspenso (que deve estar pelo menos 13 cm da superfície).

O lírio da paz é uma ótima espécie de planta para um jardim de inverno!

Luminosidade

Os lírios são plantas que necessitam de luminosidade, mas se estiverem em vasos, evite deixá-los sobre o Sol nas horas mais quente do dia. É importante escolher um local que o lírio receba pelo menos luz durante metade do dia, já que se ficar muito tempo da sombra, a planta irá se contorcer e crescer na direção da luz do Sol.

Qual o tipo de solo ideal

Um dos pontos que deve ser levado em conta em como cuidar de lírios é o solo. Para que seu lírio cresça saudável e cheio de flores precisa escolher um solo leve e fértil. Para isso, deve preparar um solo com areia grossa (para aumentar a drenagem) e adubo orgânico, para torná-lo rico em nutrientes.

Quando seus lírios começarem a crescer, pode adicionar um pouco de fertilizante, mas cuidado porque o excesso de nitrogénio enfraquece os caules em climas mais húmidos.

Poda

A poda deve ser feita durante ao período da floração. Pode cortar as flores murchas, mantendo pelo menos dois terços da haste da planta intacta. Deixe o pedaço cortado no solo, assim, os lírios absorvem os nutrientes e crescem fortes e saudáveis!

Como plantar Lírios em casa:

Notas:

Quando comprar o bulbo é necessário plantá-lo o quanto antes. Quanto mais cedo, maior são as chances de florescerem. Se não puder plantá-lo nessa altura, deve mantê-lo num lugar escuro e frio.

Outro detalhe é, preferencialmente, plantar o bulbo em épocas mais frias, como o outono ou inverno, para que assim floresçam na primavera. Se plantá-lo na primavera, o lírio irá florescer no início do ano.

Agora, vamos para o passo a passo de como plantar:

  1. Primeiro, deve cavar um buraco de cerca de 10 cm a 15 cm de profundidade. Se estiver plantando mais de um bulbo, deixe um raio de uns 15 cm entre cada um.
  2. Em seguida, coloque um pouco de terra dentro do buraco e coloque um pouco de farinha de osso. E então coloque os lírios e cubra com terra.
  3. Deve regar para que ajude o florescimento.
  4. Se estiver em épocas mais frias, deve cobrir os rebentos com matéria vegetal, mas cuidado com as lesmas da cobertura vegetal, porque elas se alimentam dos rebentos!

Outras Dicas:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.