Muitas pessoas não sabem é que existem muitos alimentos que podem ajudar a dormir com mais facilidade. A dieta pode influenciar muito este aspecto de nossas vidas, por isso neste artigo apresentamos alguns alimentos que ajudam a dormir.

alimentos_que_ajudam_dormir

Nozes

As nozes são fonte de triptófano, aminoácido que induz o sono e auxilia na produção de melatonina e serotonina, hormônios importantes para regular o relógio biológico e dormir melhor. Além disso, as nozes contêm uma determinada quantidade de melatonina em sua composição, sendo ainda mais benéficas.

Mel

O mel também é fonte de triptófano, podendo atuar como um indutor do sono natural. Ele favorece a produção de melatonina e serotonina, relaxando os músculos e os nervos e contribuindo para que possamos pegar no sono. Você pode ingeri-lo antes de dormir, junto com um copo de leite quente, já que os laticínios também possuem minerais em sua composição que ajudam a dormir, como explicaremos mais tarde.

Espinafre

Além de ser rico em potássio e magnésio, que ajudam a relaxar o corpo, o espinafre também possui cálcio em sua composição. Este último mineral é importante para o sono, pois auxilia o corpo na produção de melatonina. Outras folhas escuras como a couve também podem proporcionar benefícios parecidos.

Leite e iogurte

Laticínios como o leite e o iogurte contêm cálcio, nutrientes que, como mencionamos anteriormente, são importantes para a qualidade do sono. Estudos também mostram que a deficiência de cálcio pode dificultar a chegada do sono ao organismo.

Aveia

Se você tiver problemas para dormir, não deixe a aveia apenas para o café da manhã. Este excelente alimento aumenta os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que nos sintamos sonolentos após o consumo. Além disso, a aveia também é rica em melatonina, que nos ajuda a pegar no sono.

Banana

A banana é conhecida como um relaxante muscular natural, devido ao magnésio e ao potássio que esta prática e deliciosa fruta contém. Estes dois minerais relaxam os músculos e nervos, enquanto a presença de vitamina B6 também facilita a produção de serotonina, contribuindo para a chegada do sono.

Cereja

Esta fruta de coloração forte conta com várias propriedades interessantes para a nossa saúde e bem-estar, e uma delas é a sua contribuição para que possamos ter um sono melhor. A cereja é naturalmente rica em melatonina, um hormônio que nos torna mais sonolentos. Você pode tanto comer a fruta quanto tomar seu suco natural, pois ambos oferecerão os mesmos efeitos.

Alface

Por incrível que pareça, comer uma salada no jantar pode ajudar a facilitar a chegada do sono na hora de dormir. Isso ocorre pois a alface contém uma substância chamada lactucário (ou lactucarium), que tem propriedades sedativas e é inclusive comparada ao ópio em sua maneira como afeta o cérebro. Se quiser, você também pode fazer uma infusão com alface e hortelã e tomar antes de dormir para aproveitar esta propriedade.

Peixes

Peixes como o atum, o salmão e a anchova são muito benéficos para a saúde e podem ser uma excelente opção para o jantar, acompanhados de uma salada e/ou uma porção de arroz integral. Além de todos os seus benefícios que já conhecemos, os peixes ainda nos ajudam a dormir melhor, já que são ricos em vitamina B6, usada pelo corpo para a liberação de melatonina e serotonina.

Chá de camomila

De acordo com alguns estudos, tomar um chá de camomila antes de dormir pode ajudar muito a pegar no sono e melhorar a sua qualidade. Seu consumo está associado ao aumento de uma substância química no organismo que relaxa nervos e músculos, atuando como um sedativo leve.

Fonte: melhorcomsaude.com


DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Inserir nome