Quem é que nunca teve dores fortes nas costas?
Umas mais crónicas, outras pouco intensas, a verdade é que as causas, por mais simples que sejam, podem resultar em consequências extremamente dolorosas. Portanto, leia com atenção este artigo… salvaguardando uma postura correta!

1 – Faça mais trabalho abdominal
Cerca de 75% das dores nas costas podem ser evitadas se fortalecer os músculos abdominais. Quando o core é fraco, os glúteos, a zona lombar e parte de trás das pernas têm de trabalhar mais para manter a coluna estável.

Faça pranchas isométricas:  3 repetições de 30 segundos cada.

2 – Não se acomode à cadeira
Mude a sua postura frequentemente quando estiver sentado à secretária. Isto permite variar a deslocação da tensão na sua coluna. Apoie os pés numa pequena caixa ou coloque uma almofada nas costas. O importante é manter a postura direita enquanto trabalha.

3 – Leve a fitball para o escritório
Utilize-a em vez da cadeira durante 15-20 minutos todos as horas. Não só vai trabalhar constantemente a zona abdominal (para se manter estável), como ainda fortalece toda a região lombar, mantendo à distância as lesões lombares.

4 – Beba um copo de leite
Não apenas porque vários estudos comprovam que a falta de vitamina D pode triplicar o risco de osteoporose, mas sim porque um recente estudo norte-americano indicou que 80% das pessoas que se queixam de dores lombares apresentam níveis reduzidas desta vitamina.

5 – Reposicione a sua almofada
Se gosta de dormir de lado, aproxime as pernas do peito (posição fetal) e coloque uma almofada entre os joelhos. Se prefere dormir de barriga para cima, coloque uma almofada debaixo dos joelhos para evitar 8 horas de tensão lombar.

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